Após mais de seis anos sob comando de Tite, a Seleção Brasileira teve sua primeira convocação sem o treinador no comando. A primeira lista depois da derrota para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo foi anunciada pelo interino Ramon Menezes, treinador da seleção sub-20, para o amistoso contra Marrocos, quarto colocado no Mundial do Catar, em 25 de março, em Tânger, no norte do país africano.
Ramon foi o interino escolhido pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até a contratação de novo treinador para comandar a equipe no ciclo até a Copa de 2026.
Por isso, ele começou um processo de renovação da Seleção e chamou novidades como Mycael, goleiro do Athletico-PR, Artur, lateral do América-MG, Robert Renan, zagueiro do Zenit, Andrey Santos, volante do Chelsea emprestado ao Vasco, e Vitor Roque, atacante do Athletico-PR. Todos eles foram campeões do Sul-Americano sub-20 com Ramon no comando no começo do ano.
Além disso, chamou nomes de destaque no futebol brasileiro, casos de André, volante do Fluminense, Raphael Veiga, meia-atacante do Palmeiras, e Rony, atacante do Palmeiras.
Dos remanescentes da última Copa, 11 nomes estiveram na lista de Tite para o Catar e continuaram para a primeira data Fifa da temporada de 2023: os goleiros Ederson e Weverton, os zagueiros Militão e Marquinhos, o lateral Alex Telles, os meio-campistas Casemiro e Paquetá e os atacantes Antony, Richarlison, Vinicius Jr e Rodrygo.
Confira os convocados
- Goleiros - Ederson (Manchester City-ING), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras)
- Laterais - Artur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham-ING), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest-ING)
- Zagueiros - Ibañez (Roma-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA) e Robert Renan (Zenit-RUS)
- Meio-campistas - André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United-ING), João Gomes (Wolverhampton-ING), Lucas Paquetá (West Ham-ING) e Raphael Veiga (Palmeiras)
- Atacantes - Antony (Manchester United-ING), Richarlison (Tottenham-ING), Vinicius Jr (Real Madrid-ESP), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Rony (Palmeiras) e Vitor Roque (Athletico-PR)