O canadense Felix Auger-Aliassime eliminou o argentino Francisco Cerúndolo nesta segunda-feira (13) na terceira rodada do Masters 1000 de Indian Wells por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4.
Cerúndolo, número 32 do ranking da ATP, resistiu a cinco match points de Auger-Aliassime, 10º do mundo, mas acabou perdendo em duas horas e 10 minutos de jogo.
O canadense, uma das grandes promessas do circuito aos 22 anos, enfrentará nas oitavas de final em Indian Wells o americano Tommy Paul, que surpreendeu o polonês Hubert Hurkacz, nono cabeça-de-chave, e venceu por 4/6, 6/2 e 6/4.
Há apenas dois meses, Auger-Aliassime já havia eliminado Cerúndolo na terceira rodada do Aberto da Austrália. O duelo em Indian Wells teve um começo difícil quando o canadense precisou de uma pausa para ser atendido após sofrer um golpe no queixo.
Nesse momento, o Auger-Aliassime havia quebrado o saque de Cerúndolo no início e vencia por 2 a 0 no primeiro set. De volta à quadra, ele demorou a se recompor e perdeu três games seguidos com os quais o argentino ficou em vantagem no set.
O canadense, porém, impôs seu alto nível no primeiro saque (87% de eficácia) para se acertar na quadra e vencer o primeiro set após quebrar o serviço de Cerúndolo no décimo primeiro game.
O argentino, que viveu seu melhor momento da carreira há um ano neste torneio americano, sentiu o golpe e chegou a ficar em uma desvantagem de 2-5 no segundo set, antes de iniciar sua reação salvando dois match points na devolução, no oitavo game. O tenista portenho diminuiu para 4-5 e teve duas bolas para empatar no último game.
Auger-Aliassime desperdiçou também mais três match points, mas respirou aliviado ao garantir sua classificação e dar mais um passo em direção à sua tão esperada primeira final de Masters 1000.
* AFP