Uma construção imponente e moderna em meio ao deserto do Arizona. Assim é o State Farm Stadium, sede do Super Bowl LVII, entre Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles, neste domingo (12). Inaugurado em 2006, o estádio vai receber a final da NFL pela terceira vez.
O State Farm fica na região central de Glendale, cidade de 250 mil habitantes do estado do Arizona. Localizado no sudoeste do território norte-americano, o Arizona é caracterizado pelo clima desértico, com temperaturas acima de 40ºC durante todo o verão. Por isso, o estádio conta com um tecnológico sistema de refrigeração e um teto retrátil para que o local possa receber eventos durante os meses de junho a agosto.
A forma exterior do estádio também tem influência da geografia única do deserto do Arizona. O desenho do complexo é inspirado por um cacto típico local. A parte exterior tem ainda painéis metálicos brilhantes. Eles refletem a mudança da luz do deserto ao longo do dia. Além disso, há 21 aberturas com paredes de vidro para que os torcedores consigam observar, dentro do edifício, o horizonte da paisagem.
Tudo isso foi feito com um investimento milionário. O custo total do estádio foi de 455 milhões de dólares. A construção foi financiada pelo Arizona Cardinals, por uma empresa administradora do complexo e pela cidade de Glendale.
Quando inaugurada, a arena era conhecido como Cardinals Stadium. No ano seguinte, a University of Phoenix comprou os naming rights. Em setembro de 2018, a State Farm Insurance, uma companhia de seguro e serviços financeiros, passou a ter os direitos do estádio num acordo de 18 anos.
Arena multiuso
Além dos jogos do Cardinals, o State Farm recebe anualmente também o Fiesta Bowl, um dos jogos de playoffs do College Football, normalmente disputado entre os dias 31 de dezembro e 5 de janeiro.
Mas não são apenas jogos de futebol americano que ocorrem por lá. Essa é uma das principais características dos estádios americanos, que são verdadeiras arenas multiuso. Na agenda de shows para 2023, estão agendados nomes como Taylor Swift, George Strait, Red Hot Chili Peppers e Metallica. No show do intervalo do Super Bowl, o estádio vai receber a Rihanna. Também ocorrem lá feiras locais e eventos corporativos.
Os eventos só acontecem por conta de uma característica peculiar. O campo de grama natural pode ser completamente retirado de dentro do estádio. É a única arena de superfície removível da América do Norte. Além do campo, o teto também é retrátil e pode ser completamente fechado em 12 minutos.
A capacidade do State Farm é de 63.400 torcedores em jogos de temporada regular. Em megaeventos, como o Super Bowl, é possível receber até 73 mil pessoas, com a adaptação de algumas áreas de estacionamento interno.
Terceiro Super Bowl
O State Farm recebeu o Super Bowl pela primeira vez em 2008. Na oportunidade, o New York Giants venceu o New England Patriots por 17 a 14. O estádio voltou a sediar a final da NFL em 2015, com vitória do Patriots por 28 a 24 sobre o Seattle Seahawks.