A cazaque Elena Rybakina, atual campeã de Wimbledon, vai disputar a final do Aberto da Austrália no próximo sábado (28), após superar a bielorrussa Victoria Azarenka por 7/6 (/4) e 6/3, após 1h41min de jogo.
Esta será a segunda decisão da carreira de Rybakina, que nasceu em Moscou, mas desde 2018 defende o Cazaquistão, quando ingressou em programa de desenvolvimento de tênis da federação local e acabou se naturalizando.
Somando 35 aces no torneio, a tenista de 23 anos demorou para acertar o saque no primeiro set, o que deu margem para Azarenka, que disputou novamente uma semifinal do Aberto da Austrália 10 anos após o seu segundo título consecutivo em Melbourne.
Mas a cazaque logo acertou o jogo com ofensivas perigosas e colocando muitas bolas na linha de fundo, o que garantiu sua recuperação em um primeiro set equilibrado e uma boa vantagem no segundo, resultando na vitória da partida.
— Hoje foi um pouco mais difícil pra mim. As condições eram difíceis, não podia jogar com força, a bola não corria tanto, mas estou muito feliz por ter ganhado — disse a 25ª colocada do ranking mundial.
Incomum para ela, Rybakina iniciou o jogo com uma dupla falta, que mais tarde corrigiu com três aces seguidos para abrir o placar. Já Azarenka, que teve postura defensiva durante toda a partida, foi a primeira quem conseguiu uma quebra, mas a cazaque logo reagiu e recuperou para 5-3.
Alcançando o mais difícil, Rybakina viu a bielorrussa crescer novamente. Com apenas dois primeiros saques em 16 pontos, uma dupla falta colocou a jogadora em desvantagem por 0-40 e 5-5 no placar.
Dois saques seguintes conduziram sua reação e a levaram para o tie-break, onde vários golpes de longa distância e uma dupla falta de Azarenka deram à campeã de Wimbledon a vitória no primeiro set.
Com um saque mais certeiro, Rybakina dominou o segundo set desde o início. Depois de desperdiçar um ponto no primeiro jogo, conseguiu duas quebras para servir com 5-2.
Em uma última tentativa de recuperação, Azarenka lhe devolveu um ponto com uma dupla falta e acabou entregando três match points à cazaque, que não perdoou.
Com a vitória, Elena Rybakina se tornou a primeira jogadora a derrotar três ex-campeãs de Grand Slam em uma única edição do Aberto da Austrália, desde Jennifer Capriati em 2001.
* AFP