O juvenil brasileiro João Fonseca, de apenas 16 anos, segue fazendo grande campanha no Aberto da Austrália. Nesta quarta-feira (25), o número 21 do ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF) venceu suas partidas de simples e duplas e garantiu presença nas quartas de final de ambas as chaves.
Cabeça de chave número 10 do torneio juvenil em Melbourne, o carioca superou o japonês Rei Sakamoto, sexto favorito, por 6/3 e 6/4, em apenas 63 minutos, e agora irá enfrentar o belga Alexander Blockx, terceiro, que eliminou o búlgaro Adriano Dzhenev (15º), por duplo 6/2, após 67 minutos de jogo.
Rival de João Fonseca nas quartas de final, Blockx é o parceiro do brasileiro nas duplas, onde eles formam a parceria número 1 da competição. Nesta quarta, eles derrotaram o canadense Keegan Rice e o sul-coreano Hoyoung Roh por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 10-3, em 1h14min de jogo e também chegaram às quartas.
Os próximos rivais de Fonseca e Blockx serão o ucraniano Volodymyr Iakubenko e o estoniano Oliver Ojakäär, que eliminaram o polonês Tomasz Berkieta e o austríaco Joel Schwärzler por 7/5, 6/7 (4) e 10-2.
Na história dos Grand Slam da categoria juvenil, o Brasil tem dois títulos de simples, com o alagoano Tiago Fernandes, na Austrália em 2010, e com o paranaense Thiago Wild, no Aberto dos EUA de 2018. Nas duplas, o catarinense Gustavo Kuerten foi campeão em Roland Garros-1994, o gaúcho Orlando Luz e o paulista Marcelo Zormann venceram em Wimbledon em 2014, o paulista Felipe Meligeni ergueu o troféu no Aberto dos EUA de 2016 e o também paulista Matheus Pucinelli venceu em Roland Gattos em 2019.