E a exemplo do que ocorreu em 2021, o Minas Tênis Clube terminou o Campeonato Mundial feminino de clubes de vôlei em quarto lugar. Neste domingo (18), as mineiras perderam o confronto válido pela medalha de bronze, para o Eczacıbaşı Dynavi-TUR por 3 a 1, parciais de 25/22, 23/25, 25/10 e 25/21, após 1h39min de partida.
Na edição disputada em Antalya, na Turquia, as atuais tricampeãs da Superliga conquistaram apenas uma vitória em quatro jogos, contra o Kuanysh, do Cazaquistão, na fase de grupos. O outro representante brasileiro, o Praia Clube, foi eliminado com duas derrotas.
Apesar da derrota, o jogo deste domingo pode ser apontado como o melhor do Minas em todo o torneio, exceto o terceiro set, quando foi amplamente dominado. Com a experiente Carol Gattaz, como titular, ao contrário das rodadas anteriores, o Minas teve maior consistência no ataque e bloqueio. A meio de rede terminou 12 pontos, empatada com a oposta Kisy. A maior pontuadora do time dirigido pelo italiano Nicola Negro foi a ponteira dominicana Yonkaira Peña, com 16.
— Disputamos um bom Mundial e apresentamos um bom nível de jogo, com exceção da semifinal. Infelizmente saímos sem uma medalha, mas a sensação é de que o time deu um passo à frente. Agora a equipe precisa descansar, mentalmente e fisicamente, porque ainda temos uma longa temporada pela frente — avaliou o comandante.
Os dois times encerraram o jogo com a mesma pontuação no saque e bloqueio, sete em ambos os fundamentos. Porém, o ataque da equipe da Turquia foi bem mais eficiente e foi responsável por 62 pontos contra 50 do Minas, que também cometeu bem mais erros. O time de Belo Horizonte desperdiçou 22 bolas contra 14 das turcas.
A maior pontuadora do duelo foi a sérvia Tijana Boskovic. Bicampeã mundial com a Sérvia, a oposta marcou 32 pontos, sendo 27 no ataque, três de saque e dois de bloqueio.
— O Mundial para nós é muito importante, porque sempre tiramos lições que nos ajudam a evoluir. É claro que queríamos ter conquistado uma medalha, mas tenho certeza que o nosso time vai voltar para casa em um nível muito diferente do que chegou— comentou Carol Gattaz.