O União Corinthians sofreu nesta quinta-feira (8) sua nona derrota em 11 partidas da temporada 2022-23 do Novo Basquete Brasil (NBB). Atuando em casa, o time de Santa Cruz do Sul chegou a liderar os dois primeiros períodos, mas levou uma virada do Pato Basquete-PR e acabou seno derrotado por 93 a 85. Com o resultado, o time gaúcho permaneceu em 14º lugar, uma posição atrás da equipe paranaense.
Após ganhar a primeira fora de casa, na rodada passada, diante do Rio Claro-SP, o União Corinthians foi à quadra repleto de expectativas. Afinal, enfrentava um adversário direto por vaga nos playoffs e um novo triunfo poderia render uma nova colocação na classificação.
No primeiro período, os gaúchos conseguiram se recuperar no placar e venceram por 24 a 21, ampliando a vantagem para nove pontos (50 a 41) no intervalo. Mas na volta para a segunda metade do jogo, o Pato cresceu em todos os fundamentos e liderado pelo armador colombiano Romario Roque conseguiu virar para 66 a 64 ao final do terceiro quarto.
Empurrado pela torcida, o União Corinthians tentou esbolar reação nos 10 minutos finais mas não teve forças para superar o adversário, que fechou o jogo em 93 a 85, com cinco jogadores marcando 10 ou mais pontos. Os cestinhas foram o ala Jonathan e o pivô Gabriel Novaes, ambos com 18 pontos marcados. Romario Roque terminou com 16 e mais cinco assistências.
O ala norte-americano Mike Simms, do time de Santa Cruz, foi cestinha da partida com 29 pontos. Ele ainda levou cinco rebotes e três assistências. Outros dois estrangeiros também tiveram bons desempenhos pela equipe dirigida por Athos Calderaro. O ala argentino Enzo Ruiz e seu compatriota, o ala/pivô Federico Aguerre. Ambos marcaram 21 pontos.