A penúltima etapa da 1ª divisão e a etapa final da 2ª divisão do Super Sevens feminino de rugby serão disputadas neste final de semana, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
O título da 1ª divisão pode ser definido nesta etapa caso as mato-grossenses do Melina sejam as campeãs. Isso porque o Melina conta hoje com 83 pontos e o título da etapa lhe renderia mais 22. Na pior das hipóteses, as mato-grossenses ainda somariam no mínimo 9 pontos na etapa final (pontuação dada ao último colocado), o que resultaria em 114 pontos. No momento, o vice-líder é o Band Saracens, que soma 71 pontos. Caso o time paulista seja vice-campeão nessa penúltima etapa e campeão na etapa final, iria a 112.
Na fase de grupos Melina e Band Saracens estarão juntos no Grupo A, ao lado do time anfitrião, o São José, e das catarinenses do Desterro, que retornam após ausência em duas etapas.
Em 2022, Melina e São José se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias do Melina e duas do São José, ao passo que o Band Saracens derrotou duas vezes o São José , com uma vitória joseense. Por outro lado, Melina e Band Saracens duelaram apenas na final da 1a etapa, com triunfo do Melina.
Já o Grupo B conta com as fluminenses do Niterói, vice-campeãs da última etapa; as paulistanas das Leoas de Paraisópolis, que chegaram pela primeira vez às semifinais de um torneio desta temporada justamente no último evento; as paranaenses do Curitiba e as piauienses do Delta.
Paulistas são favoritos ao título da 2ª divisão
Com a etapa final da 2ª divisão sendo realizada nesse fim de semana, o campeão da competição, que ganhará a promoção à 1ª divisão de 2023, será conhecido. A disputa está entre os paulistas Jacareí e Pasteur, que estão separados por apenas 2 pontos na classificação, com vantagem para as Jacarés.
O Rio Rugby também nutre esperanças de título, mas precisará ser campeão e torcer para o Jacareí terminar no máximo em 5º lugar o torneio e o Pasteur não passar da quarta posição.