A esgrima brasileira teve um dia vitorioso nesta sexta-feira (11). Três brasileiros seguem duelando por medalhas em etapas da Copa do Mundo. O floretista Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União) avançou ao quadro de 64 em Bonn, na Alemanha. Enquanto isso, as espadistas Nathalie Moellhausen (Pinheiros-SP) e Victória Vizeu (Paulistano-SP) encaminhavam as suas classificações para a mesma fase em Tallin, na Estônia. Eles voltam à pista neste sábado (12) pelas fases mais agudas das competições.
Com seis vitórias em seis jogos, Toldo obteve a melhor campanha na pule entre os 235 atletas que disputam a etapa da Copa do Mundo de Florete, em Bonn. O resultado o colocou diretamente no quadro de 64, fugindo dos quadros preliminares, quando terá como adversário o britânico Marcus Mepstead, neste sábado, a partir das 5h40 (de Brasília).
Pela mesma competição, Lorenzo Mion (Pinheiros-SP) venceu quatro de seis jogos na pule, avançando por bye no primeiro quadro preliminar. Depois, no segundo quadro, foi superado em 15 toques a 11 pelo britânico Jaimie Cook. Pedro Marostega (Grêmio Náutico União) venceu duas de seis na pule e encarou o georgiano Luka Gaganidze no primeiro quadro preliminar. Venceu por 15 a 9, avançando ao segundo quadro. Nesta fase parou em Giulio Lombardi, da Itália, por 15 a 7.
Na Copa do Mundo de Espada, em Tallin, Nathalie venceu quatro de cinco na pule, passando por bye ao segundo quadro preliminar, quando venceu a espanhola Dana Raposo, por 15 a 6. No terceiro quadro preliminar, eliminou a japonesa Erika Takahashi por 15 a 7. Agora, enfrenta a norte-americana Hadley Husisian no quadro de 64, às 6h40.
Victoria venceu duas de seis na pule, encarando a austríaca Claudia Panuschka no primeiro quadro preliminar. Ganhou por 15 a 12, avançando ao segundo quadro para enfrentar a israelense Tamara Lando. Nova vitória, desta vez por 15 a 9, e vaga garantida terceiro quadro. Por apertados 15 a 14, despachou a húngara Lili Buki e agora enfrenta outra húngara, Anna Kun no quadro de 64, às 5h( de Brasília) deste sábado. Ainda na Estônia, Maria Carolina Guimarães (SC Magnolia/RJ) parou na primeira fase.