A seleção brasileira feminina de vôlei sentado conquistou na sexta-feira (11), o título do Campeonato Mundial da modalidade disputado na cidade de Sarajevo, na Bósnia. A inédita medalha de ouro foi ganha após uma vitória sobre o Canadá por 3 sets a 2, parciais de 25/23, 18/25, 25/21,17/25, 15/6. Com o resultado, o Brasil confirma a primeira vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Para chegar ao título, a seleção disputou seis partidas. Na primeira fase, foram três vitórias sobre Alemanha, Itália e Finlândia, respectivamente. Nas quartas de final, o adversário foi a Ucrânia. Já na semifinal, o time brasileiro superou o atual campeão paralímpico, os Estados Unidos, por 3 sets a 0, em uma vitória histórica, a primeira contra as estadunidenses.
— Nós sabíamos que seria uma final difícil. Elas sentiram um pouco de pressão, o que é normal, primeira final. Eu pedia calma, paciência, para elas relaxarem para jogar, pois a tensão dificulta a movimentação, o raciocínio. O Canadá jogou muito bem, fizemos algumas mudanças para sair da situação. Foi uma vitória para fazer história — comemorou Fernando Guimarães, técnico da seleção brasileira e irmão de José Roberto Guimarães, único treinador campeão olímpico no masculino e feminino.
No masculino, o Brasil terminou em terceiro lugar ao vencer o Egito por 3 sets a 1 (25/21, 20/25, 25/23, 26/24).
Confira as jogadoras campeãs mundiais:
Adria Jesus da Silva
Pamela Pereira
Jani Freitas Batista
Nurya de Almeida Silva
Luiza Guisso Fiorese
Nathalie Filomena de Lima e Silva
Edwarda de Oliveira Dias
Gizele Maria da Costa Dias
Bruna Nascimento Lima
Janaina Petit Cunha
Andressa Luzia Santos
Agata Godoy Brito Marinho
Suellen Cristine Dellangelica Lima