Os jogos entre Corinthians x Jaraguá e Atlântico x Cascavel, válidos pelas semifinais da Liga Nacional de Futsal a partir desta sexta-feira (21), terão uma grande novidade: o vídeo suporte, que equivale ao VAR no futebol de campo. O anúncio foi feito pela organização da competição.
Esta será a primeira vez que a ferramenta será usada em uma competição nacional, com o objetivo de solucionar dúvidas existentes em alguns lances das partidas. Serão quatro as possibilidades de análise:
- Situações de gol/não gol;
- Possíveis pênaltis;
- Cartões vermelhos diretos;
- Casos potenciais de equívoco de identidade.
Nos jogos, cada treinador terá direito a um pedido de revisão por tempo de jogo. Quando ocorrer a solicitação, o árbitro principal e o árbitro auxiliar vão até o vídeo suporte para analisar o lance. Se chegarem à conclusão de que a equipe tem razão, retificam a decisão de quadra e o time tem mais um pedido de revisão para aquele tempo. Porém, se a arbitragem mantiver a decisão de quadra, a equipe não terá direito a outra solicitação naquele período, semelhante ao que acontece no vôlei, conhecido como "desafio".
Não há limite no número de desafios bem-sucedidos disponíveis para cada equipe. Se o tempo extra (prorrogação) for jogado para determinar os vencedores da partida, cada equipe tem direito a um desafio adicional durante o tempo extra. O vídeo suporte no futsal foi lançado pela primeira vez na Copa do Mundo, da Lituânia, em 2021.
Estreia no RS
O vídeo suporte foi usado com pioneirismo no RS em março deste ano, durante a Super Taça Farroupilha, no confronto entre ACBF e AGE, competição organizada pela Liga Gaúcha de Futsal.