"Gre-Nal é Gre-Nal". Disputa, bom futebol e fortes emoções. É isso o que todos os clássicos prometem. Nesta quarta-feira (5), às 19h30min, no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, não será diferente. Depois de vencerem por goleada no último final de semana, Grêmio e Inter chegam em busca dos três pontos e do encaminhamento da classificação às semifinais do Gauchão.
Inter x Grêmio: onde assistir, escalações e como chegam os times para o clássico do Gauchão Feminino
As Gurias Gremistas, com seis pontos, podem assumir a liderança do Estadual. Para isso, precisam quebrar um tabu que já dura 12 clássicos e vencer o Inter — isso, sofrendo no máximo dois gols, para ultrapassar o Juventude nos critérios de desempate. No Gauchão, o time comandado pela técnica Patrícia Gusmão vem embalado por goleadas sobre Oriente (16 a 0) e Elite (7 a 0).
— É sempre difícil prever ou dizer como será o Gre-Nal, mas como todo grande clássico, acredito que será um jogo muito disputado, muito aguerrido, mas com o bom futebol que as duas equipes têm demonstraram durante o ano. Estamos treinando muito para buscar a vitória e seguir 100% nesta fase da competição — projeta a zagueira Tuani, do Grêmio.
As Gurias Coloradas, por sua vez, entraram em campo apenas uma vez no Gauchão, por conta da disputa da final do Brasileirão Feminino, que fez com que duas partidas do Estadual fossem adiadas. No sábado, elas golearam o Flamengo de São Pedro por 4 a 0 e assumiram a terceira colocação. Agora, a meta é embalar e manter a hegemonia sobre o maior rival.
— Sabemos que será um clássico muito difícil, uma decisão, e sabemos a importância de uma vitória dentro de casa para decidirmos uma possível final em casa. Sabemos que o Grêmio, desde que saiu do Brasileirão, vem treinando bastante para o Gauchão. Assisti alguns jogos delas, é uma equipe muito boa, que marca muito. Esperamos um clássico muito disputado, como todos — afirma a atacante Fabi Simões, do Inter.
Para o Gre-Nal, os dois técnicos terão desfalques importantes. Do lado tricolor, Patrícia Gusmão não poderá contar com a goleira Lorena, que segue em recuperação de um problema muscular, e nem com a zagueira Mónica Ramos, convocada para a seleção da Colômbia. Além delas, a atacante Gabizinha e a meio-campista Pri Back seguem no departamento médico após lesões ligamentares.
Maurício Salgado, por sua vez, não terá a meia Duda Sampaio e atacante Millene Fernandes como opções. Ambas estão com a Seleção Brasileira na Europa para os amistosos previstos para a data Fifa. Além delas, a zagueira Sorriso, em recuperação de um problema muscular, também ficará de fora.
Depois do clássico, as Gurias Gremistas ainda terão dois jogos pela frente nesta fase do Estadual: Flamengo de São Pedro (domingo, 9 de outubro) e Juventude (domingo, 16 de outubro). Enquanto as Coloradas entrarão em campo três vezes, contra: Juventude (domingo, 9 de outubro) Elite (quarta-feira, 12 de outubro) e Oriente (domingo, 16 de outubro).
Se classificam à próxima fase os quatro times melhores colocados ao final das cinco rodadas. Até então, apenas o Juventude garantiu-se nas semifinais. Os mata-matas têm início previsto ainda para o mês de outubro e serão disputados em partidas de ida e volta.
Retrospecto favorável ao Inter
Desde as reaberturas dos departamentos, Grêmio e Inter já se enfrentaram em 13 oportunidades por Gauchão e Brasileirão. O retrospecto é favorável ao lado colorado, com oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota (no primeiro clássico realizado, em 2017). São, ainda, 11 gols para o Tricolor e 25 para o Colorado.
O último Gre-Nal realizado foi válido pela 11ª rodada do Brasileirão. Em 5 de junho, as equipes duelaram no Vieirão, em Gravataí, e o Inter venceu por 2 a 1. Os gols foram marcados por Duda Sampaio e Lelê, para as Gurias Coloradas. Enquanto Cássia descontou para as Gremistas.
Trunfos das equipes
Para buscar os três pontos, o Inter tem como trunfo a mulher Gre-Nal. Com sete gols, Fabi Simões é a maior artilheira do clássico. No clubes desde 2019, a atacante também isolou-se como a maior artilheira das Gurias Coloradas. São 39 gols em 76 partidas pelo time gaúcho.
Do outro lado, a técnica Patrícia Gusmão poderá contar com a atacante Cássia, que marcou o gol tricolor no último clássico Gre-Nal. A jogadora é, também, a artilheira do Grêmio na temporada. São 20 jogos, com oito gols marcados e cinco assistências concedidas.