A seleção brasileira feminina de vôlei segue sua preparação para o Campeonato Mundial, que começa no dia 23, na Holanda e na Polônia. Neste sábado, em Berlim, a equipe comandada por José Roberto Guimarães chegou a marcar 2 a 0 sobre a Alemanha, mas acabou levando a virada e perdeu por 3 a 2, parciais de 23/25, 16/25, 25/21, 25/19 e 15/13, em jogo que teve 1h54min de duração.
Depois de vencer o jogo-treino de sexta-feira, também por 3 a 2, o Brasil começou a partida deste sábado dominando o time da casa. Porém, a partir da terceira parcial, as alemãs passaram a ter maior eficiência em todos os fundamentos e acabaram conseguindo reverter o placar.
A ponteira Gabi foi a maior pontuadora do confronto, com 22 acertos (19 de ataque e três de bloqueio). A central Carol também se destacou, com 16 pontos, sendo seis de bloqueio.
— Foi uma partida fundamental na nossa jornada para o Mundial. Apesar da derrota, temos muitos pontos positivos para tirar dessa partida. Esses três jogos contra a Alemanha vão nos ajudar no Mundial. Sempre temos dificuldade de jogar contra elas. É uma equipe que joga muito rápido e hoje elas sacaram e contra-atacaram muito bem. Vamos enfrentar adversários ainda mais fortes no Mundial e temos que estar prontas para esses momentos. Também demos rodagem para as jogadoras e vamos seguir com a nossa preparação para fazer nosso melhor sempre — avaliou a experiente central Carol Gattaz, que deixou a quadra com sete pontos.
Brasil e Alemanha voltam a se enfrentar na segunda-feira (19), às 11h30 (de Brasília), mais uma vez em Berlim.
No Mundial, a seleção brasileira disputará a primeira fase na cidade holandesa de Arnhem. No Grupo D, as atuais vice-campeãs olímpicas e da Liga das Nações enfrentarão República Tcheca, Argentina, China, Colômbia e Japão. As quatro primeiras colocadas avançam para a segunda fase e a estreia será contra as tchecas, no dia 24.