Um dos goleiros mais importantes da história do futebol sul-americano, o uruguaio Rodolfo Rodríguez marcou época no futebol brasileiro ao se destacar no Santos, na Portuguesa e no Bahia. E no clube do litoral paulista, ficou famoso por uma sequência de defesas que rodaram o mundo. O lance é bem parecido com o protagonizado por Fábio Rampi, pelo São Luiz contra o Garibaldi, em jogo da Copa FGF, realizado em Ijuí.
A sequência de Rodolfo Rodríguez foi no Paulistão de 1984. Na Vila Belmiro, diante do América, de São José do Rio Preto, o goleiro fez três defesas seguidas. E ainda mais duas logo depois, salvando o Santos e marcando a vitória por 2 a 0. Clique para assistir.
No jogo do interior gaúcho, Fábio fez cinco defesas em sequência, as duas últimas à queima-roupa. A série foi fundamental para o triunfo do time de Ijuí por 3 a 2, que manteve os 100% de aproveitamento após três rodadas.
Direto de Durazno, interior do Uruguai, onde mora em uma fazenda, o goleiro uruguaio viu o vídeo de Fábio e comentou:
— Impressionante. São épocas é contextos diferentes, mas podemos dizer que esta sequência dele foi ainda mais difícil do que a minha. Se puder, transmite meus parabéns a ele.