O brasileiro Filipe Toledo somou seu pior resultado na atual edição do Circuito Mundial de Surfe na etapa de Teahupo'o, que está sendo disputada no Taiti. Depois de cair na primeira bateria, o líder da temporada também foi superado na repescagem, terminando no 17° lugar e sob risco de perder a lycra amarela (do primeiro colocado) para o australiano Jack Robinson.
Faltando apenas uma etapa para a decisão da temporada, Filipinho terá de torcer para Robinson não chegar à decisão em Teahupo'o para manter a liderança do ranking mundial.
O campeão vai sair entre os dias 8 e 16 de setembro, no WSL finals, em Trestles, nos Estados Unidos, e o brasileiro precisa reagir para não perder o favoritismo após dominar a temporada e, com queda de rendimento nesta reta final, deixar escapar enorme vantagem que teve na pontuação.
A passagem pelo Taiti foi frustrante para o surfista brasileiro. E terminou com mais um resultado decepcionante na repescagem. Depois de somente 1,87 ponto em bateria com o americano Kelly Slater (fez 16 pontos) e Nathan Hedge (8,67), ele teve o australiano novamente pela frente e voltou a perder.
Apesar de diferença baixa, Filipinho não conseguiu passar por Hedge, perdendo por 15,76 a 14,83 e dando adeus à disputa. A batalha por ondas na repescagem foi grande, mas o brasileiro acabou eliminado, deixando a possibilidade de levar o título inédito sob risco.
Em duelo brasileiro da repescagem, Jadson André levou a melhor sobre o campeão olímpico Ítalo Ferreira, quarto colocado no ranking mundial, avançando com 17,00 contra 16,60.