O italiano Matteo Berrettini, 15º do ranking mundial, confirmou o favoritismo diante do austríaco Dominic Thiem, 274º, e está na grande final do ATP 250 de Gstaad, na Suíça, onde busca título inédito.
Cabeça de chave 2 no torneio, Berrettini precisou de 1h19 para marcar 6/1 e 6/4, tendo convertido quatro aces a três do austríaco, que cometeu duas duplas-faltas contra três do italiano, que venceu 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 55% de aproveitamento de Thiem, que não se classifica para uma decisão desde novembro de 2020, quando ficou com o vice do ATP Finals.
Trabalhando muito firme na devolução de backhand, o italiano aplicou a tática de empurrar o rival para longe da linha de base e buscar alguns pontos dentro de quadra. Sem o controle total das bolas em seus games de saque, Thiem cometeu alguns erros e viu Berrettini abrir 5/0 no primeiro set com quebras nos 2º e 4º games.
Após fechar o primeiro set com tranquilidade, Berrettini manteve o ritmo e voltou a abrir uma larga vantagem, com 5/2 no placar e quebras nos 5º e 7º games. Sacando para o jogo, o italiano forçou muito o saque aberto e facilitou a ação do persistente Thiem, que devolveu uma quebra no 8º game e forçou o italiano a voltar a sacar para o jogo e fechar.
Mesmo com a derrota, Thiem, que foi campeão de Gstaad em 2015, pode comemorar o resultado, já que esta é sua primeira semifinal de torneio em 14 meses (Madrid 2021).
Berrettini segue firme e encara o atual campeão do torneio, o norueguês Casper Ruud, que dominou o espanhol Albert Ramos Viñolas em sets diretos (6/2 e 6/0). O italiano e o norueguês já se enfrentaram quatro vezes no circuito e cada um venceu dois duelos.