O wrestling brasileiro estreou com cinco medalhas e pódios em todas as categorias que competiu no Ranking Series Zouhaier Sghaier, nesta sexta-feira (15), em Túnis, Tunísia. Os lutadores do país conquistaram um ouro, duas pratas e dois bronzes.
No estilo livre feminino, Giullia Penalber ficou com a medalha de ouro na categoria 57kg. Em sua campanha, a atleta de 30 anos superou a tunisiana Faten Hammami por touche, ação que concede a vitória se aplicada corretamente, e depois por 6 a 2 a turca Elmira Kamologlu. Na semifinal, ela derrotou a indiana Mansi Mansi, mais uma vez por touche e reencontrou Kamologlu na final. Giullia perdia a luta por um ponto a 30 segundos do fim do combate, quando empatou e depois conseguiu aplicar o touche para ficar com o título.
Laís Nunes foi prata na divisão 62kg do estilo livre, disputada no sistema todas contra todas. Na estreia, a brasileira venceu por touche a medalhista olímpica dos Jogos Rio 2016, Sakshi Malik, da Índia. Na segunda rodada, Laís foi batida por 4 a 2 pela alemã Luisa Niemesch e voltou para vencer contra a tunisiana Marwa Amri, por desistência para ficar com a prata.
Já Grabriela Rocha foi batida pela campeã olímpica em Tóquio, Tamira Mensah, dos Estados Unidos, e pela indiana Nisha Nisha, ambas por 10 a 0. Em sua última apresentação, ela se recuperou e venceu por touche a tunisiana Ranim Saidi e ficou com o terceiro lugar na divisão 68kg do estilo livre.
Kenedy Pedrosa ficou com o vice-campeonato na faixa de peso 72kg do estilo greco-romano. Em sua trajetória, ele começou com uma vitória de 11 a 10 sobre o tunisiano Radhwen Tarhouni e foi batido na decisão da medalha de ouro pelo turco Murat Dag, por 8 a 0.
Joilson Júnior ganhou o bronze na categoria 77kg do greco-romano. Ele foi superado pelo búlgaro Aik Mnatsakanian, por 9 a 0, e depois pelo turco Furkan Bayrak, por 8 a 0. Na disputa por um lugar no pódio, o brasileiro fez 8 a 0 sobre o tunisiano Belhasan Azaouzi.
— É um resultado muito importante e demonstra que a equipe está no caminho certo para lutar pelas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris. Subir ao pódio em uma competição com campeões olímpicos e mundiais é um incentivo a mais para os treinamentos e para o todo o wrestling nacional. Agradeço ao Comitê Olímpico do Brasil por tornar viável essas conquistas — explicou o presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flavio Cabral Neves
No sábado (16), Kamila Barbosa competirá nos 50kg do estilo livre feminino e, no domingo, será a vez de Cesar Alvan nos 74kg do estilo livre masculino.
O Circuito Ranking Series é o conjunto de quatro torneios que somam mais pontos para o ranking mundial e serve para definição dos cabeças de chave para o Campeonato Mundial de Wrestling, que ocorre em Belgrado, na Sérvia, entre os dias 10 e 18 de setembro.