A chegada da Stock Car ao Velopark para a quinta e sexta etapas da temporada 2022 valeu como uma aula prática para cinco estudantes de engenharia da UFRGS. Alunos do projeto de extensão Tchê Baja, em que montam um protótipo para a disputa de corridas off road, acompanharam de perto, nesta quinta-feira (30), o trabalho da equipe Lubrax Podium e tiveram a chance de conversar com Rodolpho Mattheis, chefe da escuderia, e com os pilotos Felipe Massa e Júlio Campos.
Atentos aos detalhes de operação de uma equipe profissional de automobilismo, os estudantes levaram o Baja que construíram para competir, mostraram e explicaram o projeto e também puderam ver de perto e por dentro o carro da Stock. Nenhuma pergunta ficou sem resposta.
Capitão da Tchê Baja, Vitor Rissi comemorou a oportunidade e a troca de experiências.
— É um sonho ter a oportunidade de estar aqui, porque muitos querem trabalhar com automobilismo. Conhecer toda a equipe, ver de perto os mecânicos trabalhando, tudo isso foi bem emocionante. Um dia para nunca mais se esquecer – disse o aluno de 22 anos.
Com todo o gabarito de quem esteve por anos em meio à alta tecnologia da F-1, Massa lembrou dos seus tempos de garoto, quando nutria a mesma paixão pelas corridas demonstrada pelos estudantes.
— É um prazer imenso receber esses apaixonados por automobilismo. É uma molecada querendo conversar para entender tudo sobre o carro e para trocar informações. Em relação ao que eles fazem, só muda o tipo de carro e a categoria: o trabalho e o amor pelo automobilismo são os mesmos — destacou o piloto do carro 19, que correrá pela primeira vez na carreira no Velopark.
Companheiro de equipe de Massa, Júlio Campos elogiou a turma pelo trabalho apresentado com o Baja.
— É muito bacana receber esse pessoal apaixonado por corrida e por construir o próprio carro. E, para eles, é muito importante estar dentro de uma grande equipe da Stock Car. Que eles tenham bastante sucesso nos campeonatos e possam transformar o sonho do automobilismo em realidade — afirmou o piloto do carro 4 da Lubrax.
Além de chefe de equipe na Stock Car, Rodolpho Mattheis também tem uma equipe de rali. Ele ficou um longo tempo conversando com os estudantes e compartilhou todo seu conhecimento sobre competições off-road:
— Deu para ver que eles têm um time motivado, um espírito de união e amizade bem parecido com o que temos aqui. Esse aprendizado na faculdade, com o Baja, é para toda a vida, independentemente de trabalharem ou não com automobilismo. Gostei muito de recebê-los aqui.
A imersão dos estudantes na Stock Car não terminou na quinta-feira: os 15 integrantes da equipe Tchê Baja foram convidados para voltar neste sábado (2) ao Velopark. Eles acompanharão, de camarote, a classificação e as duas corridas da sexta etapa do campeonato.