Apontado como um dos maiores atletas da história, aos 22 anos, o sueco Armand Duplantis conquistou neste domingo (24) a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo, que foi disputado em Eugene, nos Estados Unidos.
Campeão olímpico em Tóquio e mundial indoor no começo deste ano em Belgrado, na Sérvia, Duplantis chegou a levar um susto durante a prova. Depois de começar em 5,80m, ele acabou errando sua primeira tentativa em 5,87m e precisou confirmar a marca em seu segundo salto.
Depois, com o sarrafo subindo para 5,94m e 6 metros, Mondo Duplantis não teve dificuldades para se manter na liderança e quando o americano Christopher Nilsen parou em 5,94m, ele saltou 6,06m e assegurou o recorde do campeonato.
Com o ouro garantido, o sueco partiu para o recorde mundial, mas falhou na primeira tentativa de 6,21m. Enquanto aguardava uma nova oportunidade para saltar, Armand Duplantis precisou esperar a final do revezamento feminino 4x400m rasos ser disputada e só após a vitória da equipe dos Estados Unidos, ele finalmente saltou os 6,21m e voltou a quebrar o recorde mundial. Agora, soma 47 saltos acima dos 6 metros contra 46 da lenda ucraniana Sergei Bubka.
O brasileiro Thiago Braz esteve entre os líderes até a reta final da prova. Porém, o campeão olímpico dos Jogos Rio-2016 e bronze nos Jogos de Tóquio-2020, acabou não conseguindo superar os 5,94m e acabou na quarta colocação.
A medalha de bronze ficou com o filipino Ernest John Obiena, que fez 5,94m, mesma marca do vice-campeão Christopher Nilsen.