O Cestinha/União Corinthians conquistou o vice-campeonato na classificatória A do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) sub-17 de basquete masculino, encerrado no domingo, no Ginásio de Esportes Palácio de Cristal, em Curitiba, no Paraná. Com o segundo lugar, a equipe gaúcha garantiu uma vaga na fase final do torneio, que será realizada a partir de 27 de setembro, em São José dos Campos, São Paulo.
A campanha do time de Santa Cruz do Sul teve cinco vitórias, contra São José dos Pinhais-PR (67 a 33), Cerrado Basquete-DF (62 a 42), Sociedade Thalia-PR (73 a 51), Grêmio Naútico União (64 a 45) e Clube Curitibano-PR (63 a 59), e apenas uma derrota para o Paulistano-SP (69 a 52). Um dos destaques foi Gabriel Garcia dos Santos, do União Corinthians, principal reboteiro do campeonato.
Além de União Corinthians e Paulistano, São Paulo, Minas Tênis Clube, Pinheiros, Palmeiras, Corinthians, São José Desportivo (SP), Clube Espéria (SP) e Olympico Club (MG) já estão garantidos nas finais. A partir do dia 26 de junho, em Vila Velha, no Espírito Santo, Álvares Cabral (ES), Barra do Garças (MT), Botafogo, Flamengo, Tijuca Tênis Clube (RJ), CFCSN (RJ), ABC/ Basquete Cearense, Associação Paraibana de Basquetebol, Clube Campestre (PB), Associação Adrianinha (PE), Vitaliza (PE), Abasfi Foz (PR), Campo Mourão (PR), Paysandu, Praia Clube (MG), Mackenzie (MG), Ginástico (MG), Hebraica (SP), Mogi das Cruzes, Clube Campineiro (SP), Paineiras (SP), Franca (SP) e Move On (DF) disputarão as duas últimas vagas na etapa decisiva.