O ex-piloto Nelson Piquet, 69 anos, poderá ser banido dos paddocks, espaço criado para abrigar as equipes e os carros da Fórmula 1. A decisão teria sido motivada após repercussão negativa de um vídeo de 2021 em que o brasileiro utiliza o termo "neguinho" para se referir a Lewis Hamilton. As informações são do jornalista Andrew Banson, da BBC.
Nas redes sociais, Andrew comentou sobre o caso. "Fontes da F1 disseram a BBC Sport que Nelson Piquet não poderá voltar ao paddock após essa controvérsia", escreveu.
Piquet se pronunciou sobre o vídeo na manhã desta quarta-feira (29). Em uma comunicado enviado à imprensa, o ex-piloto esclareceu que não utilizou o termo com a intenção de ofender o colega. "O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções", comentou o ex-piloto.
Em outro trecho da mensagem, o brasileiro enfatizou que era totalmente contrário a atitudes racistas e que era um admirador do trabalho de Hamilton."Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta", disse.
No encerramento do comunicado, Piquet ressaltou que condena atos discriminatórios dentro e fora do ambiente esportivo. "Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso", encerrou.
O vídeo
Nesse final de semana começou a circular nas redes sociais um vídeo referente a uma entrevista que Piquet concedeu ao jornalista Ricardo Oliveira em 2021. Na ocasião, o ex-piloto estava comentando sobre um acidente envolvendo Hamilton e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone de Fórmula 1, ocorrido em julho do ano passado na Inglaterra.
Em certo momento da entrevista, o brasileiro utilizou o termo "neguinho" para se referir ao britânico.
— O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*. Fez uma p* sacanagem — falou na época.
Piquet ainda comparou o caso com a colisão ocorrida entre Ayrton Senna e o corredor francês Alain Prost durante a largada do GP do Japão em 1990. Nesse ano, o brasileiro conquistou o título.
— O Senna não fez isso. O Senna saiu reto — comparou Piquet.