A sexta-feira (10) foi de Congresso Técnico para definir alguns detalhes do Gauchão Feminino. A competição terá a participação de 10 equipes e uma nova fórmula de disputa nesta temporada. O início está previsto para 31 de julho.
Na fase inicial, apenas oito times entrarão em campo. Divididas em duas chaves, as equipes do interior se enfrentarão em partidas de turno e returno. A princípio, os clubes serão divididos assim:
Grupo 1:
- Flamengo de São Pedro (Tenente Portela)
- ADERGS (Tapejara)
- Elite (Santo Ângelo)
- Guarany (Bagé)
Grupo 2:
- Brasil de Farroupilha
- Oriente (Canoas)
- Vidal (Canoas)
- Juventude
Posteriormente, se classificarão à segunda fase os dois melhores de cada grupo. Nesta etapa, a dupla Gre-Nal entra em campo. Os quatro times do interior classificados, mais Grêmio e Inter disputarão um hexagonal, em partidas de turno único.
Depois, a FGF prevê a classificação dos quatro melhores que disputarão as semifinais, previstas em jogos de ida e volta.
Outra novidade é a final: desta vez, a ideia é que os clubes se enfrentem em partidas de ida e volta também. O time com melhor campanha terá mando de campo no segundo duelo. A decisão está prevista para 6 de novembro.
O campeão do Interior foi mantido em jogo único.