A dupla Gre-Nal vai a campo na noite desta terça-feira (28) por diferentes competições. Mas, pela manhã, os clubes foram às redes sociais defender a mesma pauta: o combate ao preconceito de gênero. No Dia Internacional do Orgulho LGBT+, tanto Grêmio quanto Inter prestaram homenagens.
Pelas redes sociais, o Tricolor recordou a Coligay, a primeira torcida organizada formada somente por homossexuais:
"De 77 para a história, a Coligay quebrou paradigmas e deixou um legado no futebol. Mais que pé-quentes, corajosos, livres, Imortais. Uma lição que muito nos orgulha sobre a luta pelo direito de existir, viver, amar e torcer para o Tricolor".
Além disso, o Grêmio utilizará um patch na camisa na partida desta noite, contra o Londrina, pela 15ª rodada da Série B, com uma arte escrita "Clube de Todos". A ideia, de acordo com a direção, é a inclusão e a conscientização contra atos de intolerância e de discriminação racial. Dentro de campo, as bandeirinhas de escanteio da Arena estarão com as cores do movimento LGBT+, assim como a braçadeira de capitão do zagueiro Geromel.
O Inter, igualmente, marcou posição nas redes sociais. Com uma foto da bandeirinha de escanteio do Beira-Rio nas cores do arco-íris, o clube cita a data celebrada em 28 de julho com o texto:
"Orgulho de ser do povo e lutar por ele. Somos o Clube que acolhe e respeita — sempre fomos, sempre seremos. Aberto a todos, menos à intolerância."
A equipe colorada joga fora de casa, às 21h30min desta terça-feira, contra o Colo-Colo, no Chile, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Embora não tenha ações previstas para a partida, fora de casa, o Beira-Rio será iluminado com as cores do arco-íris durante a noite, em iniciativa similar à ocorrida em 2019.