O espanhol Carlos Alcaraz, número seis do mundo, sofreu para derrotar o compatriota Albert Ramos Viñolas nesta quarta-feira (25), na segunda rodada do torneio de Roland Garros.
Em um duelo de quatro horas e 34 minutos, o tenista de 19 anos fechou o jogo em 3 sets a 2, com parciais de 6/1, 6/7 (7), 5/7, 7/6 (2) e 6/4.
O jovem espanhol teve um início de jogo arrasador, fechando o primeiro set em apenas 27 minutos. Mas Ramos Viñolas, 34, mais experiente e especialista no saibro, começou a jogar bolas no fundo da quadra para forçar erros de Alcaraz.
Depois de passar um momento complicado no quinto game, salvando três 'break points', Ramos Vinõlas levou o segundo set para o 'tie break' para empatar a partida. Para a surpresa do público, o ex-top 20 começou a buscar todas as bolas de Alcaraz, que emendou uma sequência de erros (74 em todo o jogo, contra 54 de seu rival).
Depois de ganhar o terceiro set, o veterano teve um 'match point' no quarto, mas acabou desperdiçando ao jogar a bola na rede. Em um dramático 12º game, Alcaraz teve três chances de levar o jogo para o quinto set, mas o atual número 44 do mundo se salvou e forçou o 'tie break', no qual o pupilo do ex-campeão do torneio francês Juan Carlos Ferrero voltou a executar com precisão seus golpes com a direita para empatar a partida.
No set decisivo, Ramos Viñolas chegou a abrir 3 a 0. Sofrendo com o cansaço, passou a arriscar mais para evitar trocas de bola longas. Alcaraz, mais jovem, conseguiu a oportunidade de sacar para o jogo ao ganhar um belo ponto, salvando quatro voleios do adversário, que no último golpe mandou a bola na rede.
No último game, Carlos Alcaraz não perdeu a chance de fechar a partida e selou sua vitória com um ace.
* AFP