Correção: o nome do clube que relatou ofensas racistas sofridas é Sport Club São Paulo, e não Sport Club Rio Grande, como informado no título desta reportagem entre 13h38min e 15h44min de 21/04/2022. O texto foi corrigido.
O Sport Club São Paulo publicou, no fim da manhã desta quinta-feira (21), uma nota oficial sobre um caso envolvendo ofensas racistas a um jogador. Segundo a manifestação do clube, o lateral Júlio César teria sido ofendido por um torcedor do Esporte Clube Guarani, em Venâncio Aires. A partida pela Divisão de Acesso ocorreu na noite de quarta-feira (20), no Estádio Edmundo Feix, com vitória do time da casa por 1 a 0.
Na nota, o São Paulo-RG afirma que o jogador foi ofendido aos 42 minutos do segundo tempo por um torcedor que estava na arquibancada. "A agressão foi registrada na súmula da partida e realizado um boletim de ocorrência após o jogo. O agressor foi identificado e a direção do EC Guarani prontificou-se em auxiliar na condução do caso. É uma tristeza sem tamanho que este tipo de comportamento ainda exista nos estádios e em nossa sociedade, mas só será possível combater com ações firmes e contundentes", afirma o clube.
— Estamos dando acompanhamento para o atleta, que é filho de um grande jogador, o Pinguela, centroavante dos anos 70 do São Paulo-RG. Agora à tarde terei contato com a equipe, que chegou às 6h aqui em Rio Grande. É muito triste. Nós lamentamos que isso ainda aconteça no futebol. Essas questões racistas e homofóbicas têm que acabar. São palavras que infelizmente ainda se ouve muito dentro do campo. Isso afasta as pessoas do futebol. O Guarani foi rápido e identificou a pessoa — afirma o presidente do São Paulo-RG, Everton Aguiar.
Segundo o clube, o registro do fato foi realizado junto à Brigada Militar, que acompanhava a partida. O caso deverá ser apurado pela Polícia Civil. GZH entrou em contato com o Guarani, que confirmou que está tentando apurar os fatos. Confira a manifestação:
"O Esporte Clube Guarani de Venâncio Aires comunica que o fato ocorrido na noite desta quarta-feira, 20, contra o São Paulo de Rio Grande, pelo campeonato Gauchão A2, está sendo apurado.
O clube reforça que fará todos os esforços para ajudar a esclarecer os fatos e os responsáveis por eles. Caso houver a comprovação da culpa de algum torcedor, serão tomadas as medidas cabíveis para com o identificado como agressor e causador da violência contra o atleta adversário."