Atual campeão da MotoGP, Fabio Quartararo dominou a etapa de Portugal neste domingo (24), em Portimão, e finalmente celebrou a primeira vitória do ano, em pódio no qual teve a companhia do compatriota Johann Zarco e do espanhol Aleix Espargaró. Mais do que o fim do jejum, o resultado deste final de semana coloca o francês da Monster Energy Yamaha na liderança do campeonato de pilotos.
Quartararo não vencia uma etapa desde agosto do ano passado, quando foi o primeiro no Circuito de Silverstone, do Reino Unido. Ficou fora do pódio nas seis etapas finais, mas fez os pontos suficientes para confirmar o título. Nas quatro primeiras corridas da atual temporada, antes da disputa em Portugal, a melhor colocação foi um segundo lugar na Indonésia. Além disso, foi nono no Catar, oitavo na Argentina e sétimo nos Estados Unidos.
A liderança da MotoGP veio porque Enea Bastianini, até então primeiro colocado, não completou a prova em Portimão e caiu para quarto. O espanhol Alex Rins, que chegou em quarto lugar na disputa deste domingo, assumiu a segunda colocação, e Espargaró foi para o terceiro lugar. Rins e Quartararo estão empatados com 69 pontos, mas a vitória na etapa de Portugal deixa o francês na ponta.
Na pista, a corrida deste final de semana começou com Johann Zarco, o pole position, perdendo a posição logo no início para Joan Mir. Pouco tempo depois, na quarta volta, Fabio Quartararo, que largou em quinto, alcançou o espanhol da Suzuki e assumiu o primeiro lugar. A partir daí, fez uma prova de domínio do início ao fim enquanto as principais brigas se desenhavam atrás dele.
Além de Quartararo, Zarco, Aleix Espargaró e Rins, o top 10 da corrida teve o piloto da casa Miguel Oliveira, em quinto, seguido por Marc Márquez, Alex Márquez, Francesco Bagnaia, Pol Espargaró e Maverick Viñales.
Veja como ficou a classificação completa da etapa de Portugal:
1. Fabio Quartararo (FRA) - Yamana
2. Johann Zarco (FRA) - Ducati
3. Aleix Espargaro (ESP) - Aprilia
4. Alex Rins (ESP) - Suzuki
5. Miguel Oliveira (POR) - KTM
6. Marc Marquez (ESP) - Honda
7. Alex Marquez (ESP) - Honda
8. Francesco Bagnaia (ITA) - Ducati
9. Pol Espargaro (ESP) - Honda
10. Maverick Viñales (ESP) - Aprilia
11. Andrea Dovizioso (ITA) - Yamaha
12. Luca Marini (ITA) - Ducati
13. Franco Morbidelli (ITA) - Yamaha
14. Remy Gardner (AUS) - KTM
15. Marco Bezzecchi (ITA) - Ducati
16. Takaaki Nakagami (JAP) - Honda
17. Darryn Binder (RSA) - Yamaha
Não completaram:
Lorenzo Savadori (ITA) - Aprilia
Fabio Di Giannantonio (ITA) - Ducati
Joan Mir (ESP) - Suzuki
Jack Miller (AUS) - Ducati
Brad Binder (RSA) - KTM
Enea Bastianini (ITA) - Ducati
Jorge Martin (ESP) - Ducati