O paulista José Belarmino de Souza garantiu sua segunda vitória consecutiva no Circuito Ironman 70.3, após um hiato devido à pandemia. Ganhador da última prova realizada em 2019, em São Paulo, ele venceu neste domingo o Ironman 70.3 de Florianópolis, disputado na Praia dos Ingleses, a primeira etapa da temporada 2022.
Natural de São Bernardo do Campo, Belarmino completou os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e os 21,1, com o tempo de 4h01min25seg, com mais de um minuto para o segundo colocado, o potiguar Cid Barbosa, que fez 4h02min44seg. O santista Marcus Vinícius Fernandes ficou com o terceiro lugar, com o tempo de 4h02min52seg.
— Ficar esse dois anos sem prova, treinado e trabalhando, a volta foi cercada de ansiedade, pois não sabia o que poderia render, ainda mais com adversários tão forte. Mas pedalei bem e, mesmo não tendo um início forte na corrida, conseguido fazer uma segunda metade muito boa e fui tirando a diferença até conseguir a vitória — explicou o campeão, que ainda tem no currículo as vitórias no Ironman de Fortaleza, tanto com distâncias completas como no 70.3.
A prova feminina foi vencida pela também paulista Patrícia Mendes Franco, que completou o desafio em 4h19min40seg, seguida pela conterrânea Fernanda Palma, com 4h26min15seg, e a cearense Natalia Rabello Fernandes, que fez 4h42min16s. Ao todo, o Ironman 70.3 Florianópolis, teve mais de 1.700 inscritos de 21 países e garantiu 45 vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2022, que acontecerá em St George, no estado de Utah, nos Estados Unidos, nos dias 28 e 29 de outubro.
— Estou muito feliz com o resultado. A prova aqui é fantástica, especialmente o ciclismo. O dia estava perfeito e a energia do público ajudou muito. São vários meses de treino e espera por essa prova. A gente se dedica tanto para esse momento e ele finalmente chegou —comemorou Fernanda.
A próxima etapa da temporada será o Ironman Brasil, no dia 28 de maio, na Praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina.