São poucos os atletas que têm a oportunidade de estrear na equipe profissional em um Gre-Nal. Isso ocorreu com Brenno, goleiro do Grêmio, no confronto válido pelo Gauchão de 2019. Não era estreia no time, mas na meta do lado aposto da Arena estava Daniel, goleiro do Inter, que jogava seu primeiro clássico ainda pleiteando espaço na equipe principal. Agora, três anos depois, os arqueiros se reencontrarão para um novo jogo, porém em momentos diferentes das carreiras.
Em 17 de março de 2019, Grêmio e Inter se enfrentaram na Arena pela 10ª rodada do Gauchão. Invicto e com a liderança garantida com sobras no Estadual, o Tricolor vinha de uma derrota em casa para o Libertad-PAR pela Copa Libertadores. O resultado deixava a equipe de Renato Portaluppi ameaçada a não conquistar uma vaga na segunda fase da competição continental. O Colorado de Odair Hellmann, por outro lado, também estava classificado no Campeonato Gaúcho, porém disputava com o Caxias a segunda colocação. Além disso, vinha de duas vitórias diante de Palestino e Alianza Lima pela Libertadores.
A iniciativa de preservar seus principais jogadores e escalar reservas na Arena foi do Inter. Dias antes, sabendo dessa informação nos bastidores, o Grêmio também decidiu colocar em campo atletas que não estavam atuando com frequência na temporada. Antes do clássico, os nomes que iam para o jogo era o assunto mais marcante do Gre-Nal.
O que antes era justificado por uma virose, terminou confirmado como uma tentativa de diminuir a pressão pelo resultado do confronto. O lado tricolor saiu satisfeito com a vitória, com gol de Leonardo Gomes. Enquanto o colorado entendeu que sofrer apenas um gol atuando mais de um tempo com um jogador a menos — Nonato foi para o vestiário ainda no primeiro tempo, após falta em Matheus Henrique — também foi satisfatório.
De lá para cá, Brenno, de 22 anos, demorou para deslanchar no time principal do Tricolor. Em 2019, ele ainda chegou a atuar na rodada seguinte do Gauchão, diante do Pelotas, e foi só. Oportunidades apareceram somente no time sub-23. O mesmo ocorreu no ano seguinte, quando entrou em campo apenas uma vez, novamente contra o áureo-cerúleo pelotense. Consolidou-se de fato em 2021, quando o Grêmio se desfez dos experientes Vanderlei e Paulo Vitor. Alternando entre a posição de titular e o banco de reservas com Gabriel Grando, foram 36 partidas na temporada. O bom momento inicial também rendeu uma convocação para os Jogos Olímpicos, quando a Seleção Brasileira conquistou o ouro pela segunda vez na história.
Cinco anos mais velho, Daniel também foi efetivado como goleiro titular do Inter em 2021, com o técnico Miguel Ángel Ramírez. Os anos anteriores foram de espera, atrás de Marcelo Lomba e Danilo Fernandes. No ano passado, participou de 32 jogos — incluindo o Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão, que terminou sem gols na Arena.
Na atual temporada, Daniel permanece como titular do Inter e está se tornando uma das referências da equipe, fazendo grandes defesas e garantindo resultados importantes no Gauchão. Participou de sete dos oito jogos do Colorado, ficando de fora apenas da partida contra o São Luiz, quando os principais jogadores foram preservados e Keiller foi o escolhido para atuar no gol.
Brenno, no entanto, ainda não se firmou no gol gremista e a alternância com Gabriel Grando persiste. Nos seis jogos em que o Grêmio utilizou o time principal no Estadual, cada um atuou em três. Com a ausência de Grando dos últimos treinamentos, Brenno é o mais cotado para iniciar o Gre-Nal do próximo sábado (26), às 19h, no Beira-Rio.