A ATP Cup, torneio de equipes que serve de preparação para o Aberto da Austrália, começou neste sábado (1º) com a Sérvia, sem o número 1 do mundo, Novak Djokovic, virando sobre a Noruega após três jogos, e com a Polônia mostrando força em seus confrontos diante da Grécia.
Djokovic não foi para a competição de equipes em Sydney por causa dos protocolos contra a covid-19 impostos pelos australianos. O tenista omite se está vacinado e ainda não confirmou sua presença no primeiro Grand Slam da temporada.
Sem o número 1, o país viu Dusan Lajovic ser derrotado por Casper Ruud (6/3 e 7/5), enquanto Filip Krajinovic se recuperou diante de Viktor Durasovic (6/2 e 7/5), na Ken Rosewall Arena, no segundo duelo. A Sérvia fez 2 a 1 com as duplas, com a vitória de Krajinovic e Nikola Cacic sobre DUrasovic e Ruud por 7/8 (3) e 6/3. O confronto foi válido pelo Grupo A, que no dia anterior teve a vitória da Espanha sobre o Chile, por 3 a 0.
Sem Tsitsipas nas simples, Grécia é superada pela Polônia
O equilíbrio entre sérvios e noruegueses passou longe no embate entre Polônia e Grécia, que não contou com Stefanos Tsitsipas na Sydney Super Dome. Com dores no cotovelo direito, o número 4 do mundo optou por não jogar diante de Hubert Hurcakz, que acabou não tendo problemas diante do substituto Aristotelis Thanos, 1.076 do ranking mundial, fazendo 6/1 e 6/2. Logo depois, foi a vez do polonês Kamil Majchrzak superar Michail Pervolarakis, por 6/1 e 6/4 e fechar o dia com 2 a 0.
Tsitsipas resolveu jogar o jogo de duplas e ao lado de Pervolarakis fez o único ponto da equipe grega. Com parciais de 6/4, 5/7 e 10-8, eles superaram a dupla polonesa Jan Zielinski e Hubert Hurkacz, fechando a rodada de abertura do Grupo C, que é liderado pela Argentina que fez 3 a 0 na Georgia.