A emoção tomou conta da Chase Arena, em San Francisco, na noite deste domingo (9). Após 941 dias ou 177 partidas, o ala-armador Klay Thompson voltou a disputar um jogo após longa batalha de recuperação contra graves lesões no joelho e o rompimento do tendão de Aquiles. O jogador de 31 anos mostrou estar plenamente recuperado nos 19 minutos e 55 segundos em que atuou. Ele fez 17 pontos, pegou três rebotes, deu uma assistência e um toco na vitória do Golden State Warriors sobre o Cleveland Cavaliers, por 96 a 82, em mais uma rodada da fase regular da NBA.
— Eu nunca vou esquecer esta noite. Jamais esquecerei as boas-vindas que os fãs nos deram, especialmente a mim. Meu Deus, foi divertido. Todos os dias de ausência, na gaiola de agachamento, na prancha e todos aqueles dias de trabalho para voltar à forma valeram a pena — comentou o camisa 11.
Klay Thompson não jogava desde o dia 13 de junho de 2019, na segunda partida das finais contra o Toronto Raptors. Na ocasião, após receber um passe de Stephen Curry, ele partiu para a infiltração e acabou caindo de mal jeito já acusando o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. No chão, chorava de dor segurando a perna esquerda, revelando a gravidade da lesão.
Após passar por cirurgia, o camisa 11 se preparava para o início da temporada de 2020/21 quando teve outro grave problema: rompeu o tendão de Aquiles em um treinamento, ficando mais um longo período em recuperação. Voltou aos trabalhos com os companheiros há pouco mais de um mês até chegar o tão esperado 9 de janeiro de 2022.
Foi o último a ser anunciado para entrar em quadra, em um frisson empolgante da torcida. Com somente 40 segundos, Thompson apareceu na bandeja para os primeiros pontos da equipe.
— Fiquei tão empolgado, vi uma abertura na cesta e aproveitei. Uma bandeja difícil. Perdi alguns tiros depois, talvez fosse o nervosismo. Eu não fui tão habilidoso quanto queria, porém estou muito feliz por poder olhar a folha de estatísticas e ver meu nome, meu número de tentativas, o sucesso. Menos dois é ruim, mas pelo menos estou aqui, porque o trabalho que custou para chegar aqui foi incrível — disse sobre sua atuação e a busca pelo ritmo ideal.
Ansioso para mostrar que estava plenamente recuperado, Klay Thompson realmente falhou bastante - foram somente sete acertos em 18 tentativas, três em oito tiros da linha de três. Mas, aos poucos, ele foi se ambientando. A prova de que está inteiro veio de uma infiltração na qual partiu para cima de quatro rivais e cravou, fazendo 46 a 37 e levantando o público. Logo depois, Klay Thompson ainda acertou sua primeira bola de três (1800ª da carreira) e alcançou os 12 mil pontos em sua história.
—Eu não diria que é como ganhar um título, mas cara, não ficou muito longe. Foi demais. Eu amo nossos fãs, sei que sofreram por mim nos últimos 2 anos. Foi realmente um momento especial. Eu sabia que seria elétrico esta noite, estava tentando visualizar esse momento há dois anos. Valeu a pena, a cada segundo. Estou realmente grato por ter recebido esta ovação e experimentado esta demonstração de amor. Nunca esquecerei — ressaltou Klay Thompson.
O astro da noite ainda faria mais 10 pontos após o intervalo, sendo sete consecutivos. O amigo Stephen Cury foi o cestinha da partida. Empolgado com o retorno de Klay Thompson, acertou logo quatro bolas de três e já tinha 14 pontos em somente cinco minutos. Fechou a partida com 28.
Draymond Green, com lesão de panturrilha, iniciou a partida para prestigiar o companheiro que estava de volta. Foram somente sete segundos em quadra. Depois passou o tempo todo no banco vibrando a cada lance de Klay Thompson. Com o resultado, os Warriors voltaram a ter a melhor campanha da NBA, liderando a Conferência Oeste com desempenho idêntico ao do Phoenix Suns de 30 vitórias e 9 derrotas.
Confira os resultados deste domingo:
Brooklyn Nets 121 x 119 San Antonio Spurs
Los Angeles Clippers 106 x 93 Atlanta Hawks
Orlando Magic 100 x 102 Washington Wizards
Toronto Raptors 105 x 101 New Orleans Pelicans
Houston Rockets 123 x 141 Minnesota Timberwolves
Oklahoma City Thunder 95 x 99 Denver Nuggets
Dallas Mavericks 113 x 99 Chicago Bulls
Golden State Warriors 96 x 82 Cleveland Cavaliers
Portland Trail Blazers 103 x 88 Sacramento Kings
Los Angeles Lakers 119 x 127 Memphis Grizzlies
Confira os jogos desta segunda-feira:
Detroit Pistons x Utah Jazz
Charlotte Hornets x Milwaukee Bucks
New York Knicks x San Antonio Spurs
Boston Celtics x Indiana Pacers