Ídolo do futebol e reconhecido ao redor do mundo por suas atuações pela Seleção Brasileira e pelo Santos, o Rei Pelé, aos 80 anos, segue em observação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após uma retirada de um tumor no cólon direito. De acordo com as poucas informações que se tem notícia, liberadas apenas por familiares , o craque deu "um passo para trás e dois para frente".
Pelé deu entrada no hospital em 31 de julho para a realização de exames periódicos que teriam sido adiados por conta das prevenções contra a covid-19, segundo ele divulgou em rede social. E expectativa era de que Pelé tivesse o devido acompanhamento médico para fazer exames. Ele chegou a brincar com a situação no Instagram: "Não jogo no domingo".
Pelé vem sofrendo com problemas de saúde após uma cirurgia no quadril, o que vem dificultando sua locomoção, desde o ano de 2018. Em documentário da Netflix, gravado recentemente, Pelé aparece sempre junto à uma cadeira de rodas. O ídolo do futebol mundial, que completará 81 anos no dia 23 de outubro, também realizou uma cirurgia de retirada de um cálculo renal em 2019.
IDA INESPERADA DE PELÉ AO HOSPITAL CHAMA ATENÇÃO DO PÚBLICO
Uma semana após a chegada dele, Pelé e o hospital evitaram dar maiores informações sobre o quadro de saúde. Apenas no dia seis de setembro, o eterno camisa 10 confirmou, via assessoria, que passou por uma cirurgia. A bateria de exames identificou um tumor na região do cólon direito, que faz parte do intestino grosso.
"O paciente Edson Arantes do Nascimento foi submetido, no último sábado (4), a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito, no Hospital Israelita Albert Einstein. O tumor foi identificado durante a realização de exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina e o material foi encaminhado para análise patológica. O paciente, que passa bem, está em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", informaram médicos do hospital.
Segundo nota oficial da assessoria do Rei na semana passada, Pelé estaria "sob controle". Nas redes sociais, os torcedores se preocuparam com o estado de saúde do tricampeão do mundo com a Seleção (1958, 1962 e 1970). No boletim médico desta sexta-feira, os responsáveis pela saúde do craque revelaram que Pelé teve uma "breve instabilidade respiratória" na quinta-feira, e chegou a ser movido preventivamente para a UTI.
FAMILIARES ACALMAM TORCEDORES SOBRE A SAÚDE DO REI PELÉ
O quadro do Rei, contudo, já foi estabilizado, como informado por sua filha Kely Nascimento, e ele retornou para cuidados semi-intensivos. Em foto compartilhada nesta sexta-feira pela filha de Pelé, o ex-atleta aparece deitado no leito hospitalar e sorridente. Em recado especial aos torcedores, ela tranquilizou sobre a fase complicada de seu pai.
"Pelé está recuperando bem e dentro do quadro do normal. Prometo! Ele não gosta quando eu falo isso então por favor não conta para ele mas ele é um senhor. No quadro normal de um senhor da idade dele, depois de uma operação dessas, às vezes são dois passos para frente e um para trás", continuou a filha do Rei.
Ao todo, já são cerca de 20 dias sob os cuidados médicos. Em nova publicação, o ídolo da Vila Belmiro agradeceu o carinho dos internautas e reafirmou "estar sorrindo todos os dias".