A seleção da Holanda conquistou uma importante vitória em casa por 4 a 0 sobre Montenegro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022 neste sábado (4), em Eindhoven, com destaque para Memphis Depay que fez uma dobradinha.
O novo reforço do Barcelona abriu o placar aos 38 minutos de pênalti e voltou a balançar as redes no segundo tempo, aos 17. Georginio Wijnaldum, aos 25 e Cody Gakpo, aos 31, ambos na etapa final, fecharam a goleada depois.
Com 10 pontos, os holandeses estão em segundo lugar no grupo G com a mesma pontuação da Noruega de Erling Haaland, que venceu a Letônia fora de casa por 2 a 0 neste sábado. As duas seleções estão atrás da Turquia, que mantém a liderança depois de vencer por 3 a 0 em sua visita a Gibraltar.
O principal perdedor do dia na briga pela classificação para Catar-2022 nesse grupo é Montenegro, que começou a rodada empatado em pontos com Holanda e Noruega, e agora está em quarto lugar, três pontos atrás dessas duas equipes e a quatro dos turcos.
Depois de iniciar sua nova fase sob o comando do técnico Louis Van Gaal, de 70 anos, com um empate em 1 a 1 em Oslo contra os noruegueses na quarta-feira, a 'Oranje' soma sua primeira vitória com o veterano treinador, que já liderou a equipe em outras duas fases (2000-2001 e 2012-2014).
A Holanda jogou sem dois destaques da defesa: o lateral-esquerdo do Ajax Daley Blind, suspenso, e o líder da defesa, o zagueiro Virgil van Dijk do Liverpool, que foi poupado.
"Virgil ainda não pode jogar três jogos em uma semana", disse Van Gaal sobre o jogador que sofreu uma séria lesão no joelho na temporada passada.
Na seleção de Montenegro, o técnico Miodrag Radulovic ficou sem seu capitão, Stevan Jovetic, artilheiro do Hertha Berlim.
* AFP