A seleção brasileira feminina de basquete vai disputar a medalha de bronze na Copa América, que está sendo disputada em San Juan, de Porto Rico. Nesta sexta-feira (18), o Brasil perdeu a semifinal para os Estados Unidos, por 71 a 60.
Mesmo com a derrota, o Brasil conquistou a vaga no Pré-Mundial por ter alcançado as semifinais. A seleção brasileira feminina não disputou o Mundial em 2018 e não vai atuar na Olimpíada de Tóquio, mas vai tentar uma vaga no campeonato mundial em 2022, na Austrália. A equipe volta à quadra, neste sábado, às 19h10, para a disputa do terceiro lugar.
Diante de um rival formado em sua maioria por atletas universitárias, pois a disputa na WNBA, principal Liga Feminina de Basquete dos EUA está em andamento, a equipe brasileira foi para o intervalo com vantagem de dez pontos no placar: 35 a 25.
Os Estados Unidos voltaram do vestiário com uma marcação impressionante e só permitiram oito pontos para o Brasil no terceiro quarto, ao fecharem o período em 50 a 43. Nos últimos dez minutos, a seleção brasileira chegou a estar apenas dois pontos atrás no marcador, mas no fim acabou perdendo por 71 a 60.
Com 19 pontos e oito rebotes, a pivô Elissa Cunane, da North Carolina State, foi o destaque norte-americano ao lado da ala Naz Hillmon, de Michigan, que fez 12 pontos e conquistou oito rebotes e da armadora Rhyne Howard, do Kentucky, que também terminou com 12 pontos.
No time brasileiro, Thayna Silva foi a cestinha com 14 pontos. A ala-pivô do LSB-Mesquita ainda ganhou seis rebotes. A armadora Tainá Paixão, com 12, e a ala-pivô Clarissa, com 12 pontos e sete rebotes também tiveram boas atuações.
Na outra semifinal, Porto Rico surpreendeu o invicto Canadá e venceu por 65 a 61, com 17 pontos assinalados pela armadora Jazmon Gwathmey, que atua no basquete italiano.