A seleção italiana fechou sua campanha 100% na fase de grupos da Eurocopa neste domingo (20), com a terceira vitória em Roma, sobre o País de Gales, que terminou a partida com 10 jogadores em campo, mas também avançou às oitavas de final.
Roberto Mancini, em seu 35º jogo como técnico da Azzurra, fez história para o futebol italiano ao igualar uma invencibilidade de mais de 80 anos: 30 jogos sem derrota (25 vitórias e 5 empates) como o lendário Vittorio Pozzo entre 1935 e 1939.
Levando em conta o desempenho da equipe, parece improvável que o treinador, que não sabe o que é derrota desde setembro de 2018, fique satisfeito com o que já foi conquistado. A Itália espera um adversário nas oitavas de final, mas sabe que jogará em Wembley contra o segundo colocado do grupo C (Ucrânia ou Áustria).
Os galeses, semifinalistas da Euro-2016, terminaram em segundo lugar no grupo com 4 pontos. Na Itália havia vozes que defendiam uma derrota para terminar em segundo lugar e esperar por um caminho mais acessível para a final, mas os 'azzurri' mostraram que esse não é o seu estilo e permaneceram fiéis ao seu entusiasmo e alta pressão na última partida no estádio Olímpico de Roma, onde havia cerca de 400 torcedores galeses.
— É um prazer alcançar um mito como Vittorio Pozzo, mas há troféus mais importantes do que esses 30 jogos — garantiu Mancini à rede de televisão Sky Sport.
Marco Verratti, seis semanas após a lesão no joelho direito pelo Paris Saint-Germain, voltou a jogar como titular na Azzurra. Ele formou o meio de campo com Jorginho e Matteo Pessina em um time com muitas mudanças.
Mancini deixou no banco nada menos que oito titulares que jogaram no primeiro jogo. O treinador renovou totalmente o seu trio ofensivo apostando em Federico Chiesa, Andrea Belotti e Federico Bernardeschi.
Na defesa, apenas repetiu Leonardo Bonucci (com a braçadeira de capitão do lesionado Giorgio Chiellini), ao lado de Alessandro Bastoni no eixo, e de Rafael Toloi e Emerson nas laterais.
O próprio Verratti cobrou uma falta da lateral direita e o meia da Atalanta Pessina de um leve desviou para o fundo da rede aos 39 minutos, jogador que não estava na primeira lista dos 26, mas que acabou sendo chamado após o desfalque de Stefano Sensi.
Um gol que reafirma as palavras de Mancini quando garante ter "26 titulares".
Gales com um olho em Suíça x Turquia
A vantagem italiana ao intervalo era merecida, devido à sua maior posse de bola e ao seu leque de recursos ofensivos, embora tenha mostrado um pouco menos de intensidade do que nos dois jogos anteriores, que tiveram uma temperatura mais elevada, já que entrou em campo com a classificação assegurada.
O trio ofensivo reserva, porém, não teve sucesso: Andrea Belotti, não encontrou profundidade e chutou cruzado demais na sua melhor chance, aos 24. Federico Chiesa tampouco marcou em sua tentativa cinco minutos mais tarde. E Federico Brenardeschi acertou a trave em uma cobrança de falta, aos 8 minutos da etapa final.
O País de Gales, que só precisava de um ponto para garantir a classificação sem depender do resultado da Suíça, pouco assustou Gianluigi Donnarumma, embora o zagueiro Chris Gunter tenha acertado de cabeça na trave aos 27 do primeiro tempo.
Aaron Ramsey desperdiçou uma boa chance em um dos poucos momentos de desorganização da defesa italiana aos nove do segundo. Pouco antes de Ethan Ampadu deixar seu time com 10 devido a uma entrada dura no tornozelo de Bernadeschi, aos 10 minutos.
Isso não impediu que Gareth Bale tivesse a chance de empatar, mas seu chute de primeira foi para fora aos 30 da fase final, o que permitiu à Itália somar um décimo primeiro jogo sem sofrer nenhum gol.
—Sabíamos que seria um jogo muito difícil, desde o início. Tivemos que defender muito, correr muito. Queríamos buscar um bom resultado, mas o essencial é ter conseguido terminar em segundo—disse o atacante do Real Madrid em entrevista à ITV.
Os galeses não tiveram escolha a não ser manter o resultado e torcer para que a Suíça não aumentasse a conta contra a Turquia. Os dois resultados se confirmaram e o País de Gales estará nas oitavas de final.
Jogos e classificação do Grupo A da Eurocopa:
País de Gales 1 x 1 Suíça
Turquia 0 x 3 Itália
Itália 3 x 0 Suíça
Turquia 0 x 2 País de Gales
Suíça 3 x 1 Turquia
Itália 1 x 0 País de Gales
Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG
1. Itália 9 3 3 0 0 7 0 7
2. País de Gales 4 3 1 1 1 3 2 1
3. Suíça 4 3 1 1 1 4 5 -1
4. Turquia 0 3 0 0 3 1 8 -7
* AFP