O russo Daniil Medvedev, número dois do mundo, conquistou neste sábado (26) o ATP 250 de Mallorca, na Espanha, ao derrotar na final o norte-americano Sam Querrey por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.
Com facilidade, o russo ganhou seu primeiro título na grama, mas o confronto, embora tivesse sido contra o 60º colocado no ranking mundial, tinha tudo para ser difícil. Querrey é considerado no circuito um dos maiores especialistas do piso, tendo já chegado a uma semifinal de Wimbledon, em 2017, quando surpreendeu ao superar o então campeão Andy Murray.
No entanto, a experiência e a familiaridade de Querrey com a grama não assustaram um Medvedev firme e centrado, que teve boa vantagem na partida ao acertar bons primeiros saques e definir os pontos com mais tranquilidade, fugindo da possibilidade de topar com o perfil mais voleador do rival.
Este foi o 11º troféu da carreira do russo, que na atual temporada já havia vencido em Marseille, na França. Em termos de Grand Slams ainda não colocou seu nome na história. Foi vice no Aberto da Austrália deste ano e parou nas quartas de final em Roland Garros. Agora, vai a Wimbledon para tentar fazer frente aos jogadores mais experientes em meio a outras surpresas da nova geração do tênis mundial.
Nas duplas, o italiano Simone Bolelli e o argentino Máximo González sagraram-se campeões depois de venceram a semifinal contra o neozelandês Marcus Daniell e o austríaco Phillipp Oswald por 2 a 0, parciais de 6/1 e 7/5. Na final, eles enfrentariam o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Carlos Gómez-Herrera, que se contundiu e teve que abandonar o torneio antes da decisão.