A Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) anunciou nesta segunda-feira (28) a lista das Yaras, a seleção feminina de rugby, convocadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O grupo conta com 12 jogadoras selecionadas e mais duas atletas reservas, que viajarão ao Japão, mas somente terão condições de jogo em caso de necessidade de substituição.
O técnico Will Broderick convocou 12 jogadoras que serão inscritas para o torneio e mais duas reservas. As Yaras treinam no centro de treinamento de São José dos Campos (SP) até o dia 8 de julho, quando embarcam para a cidade de Nagato. Serão mais duas semanas de preparação em solo japonês, respeitando os protocolos sanitários e o período de isolamento obrigatório até a viagem para Tóquio, onde ocorrem as disputas do rúgbi.
Entre as convocadas, quatro atletas são remanescentes da equipe que disputou os Jogos da Rio-2016: Haline Scatrut, Isadora Cerullo, Luiza Gonzalez e Raquel Kochhann. Elas auxiliaram as Yaras a terminarem na nona posição na primeira participação olímpica.
A estreia das Yaras está marcada para o dia 29 de julho, mas os horários dos jogos ainda serão anunciados. O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, França e Fiji. O grupo A conta com Nova Zelândia, Rússia, Grã-Bretanha e Quênia. Já na chave C estão Austrália, Estados Unidos, China e Japão.
O rúgbi retornou aos Jogos Olímpicos na Rio-2016 após 92 anos. O esporte já foi praticado em quatro edições, contudo, na modalidade XV, em que 15 atletas de cada lado defendem a sua nação. Desde 2016, o rúgbi (sete atletas por equipe) é a modalidade olímpica.
Veja a lista de convocadas:
Aline Furtado (hooker e pilar) – Rugby USP (SP)
Bianca Silva (ponta) – Rugby Para Todos (SP)
Haline Scatrut (pilar e centro) – Melina Rugby (MT)
Isadora Cerullo (half crum ou abertura) – Niterói Rugby (RJ)
Leila Cássia(half crum) – Rugby Para Todos (SP)
Luiza Campos (hooker) – Charrua Rugby Clube (RS)
Mariana Nicolau (pilar e centro) – São José Rugby (SP)
Marina Fioravanti (centro) – Saracens Bandeirantes Rugby (SP)
Rafaela Zanellato (centro e pilar) – Curitiba Rugby (PR)
Raquel Kochhann (pilar e abertura) – Charrua Rugby Clube (RS)
Thalia Costa (ponta) – Delta Rugby (PI)
Thalita Costa (hooker e ponta) – Delta Rugby (PI)
Atletas reservas:
Eshy Coimbra (pilar) – Guanabara Rugby (RJ)
Gabriela Lima (ponta) – Charrua Rugby Clube (RS)