Valtteri Bottas fez o segundo melhor tempo na sessão classificatória para o GP da Estíria de Fórmula 1.. Contudo, o finlandês foi punido com a perda de três posições e vai largar em quinto. Ele rodou no pitlane em um caso que a direção de prova considerou "pilotagem perigosa". O piloto da Mercedes se revoltou com a punição que afirmou ser exagerada.
— Pessoalmente, eu acho que foi muito dura. Eu nem imaginava que haveria punição por aquilo — opinou o indignado Bottas. O episódio incomum que resultou na punição ao finlandês ocorreu no segundo treino livre, realizado nesta sexta. O piloto da Mercedes rodou sozinho no pitlane logo depois de deixar a área de pit stops de sua equipe e precisou do auxílio dos mecânicos da McLaren para voltar à posição correta do tráfego no local.
— Mas é claro que outros times sempre reclamam a respeito da segurança quando têm uma oportunidade e etc. E, por isso, fomos penalizados. Mas é assim que funciona. Nesse esporte, todo mundo quer te ferrar — esbravejou.
Os comissários da prova argumentaram que a rodada aconteceu em uma tentativa do piloto de evitar perder tempo na saída do pitlane. O risco, segundo eles, foi ampliado pela presença de outras pessoas perto do carro.
— Bottas afirmou que, no passado, perdeu tempo na saída dos boxes. Então eles tentaram algo novo, que foi sair em segunda marcha. Como resultado, o giro do volante foi muito mais forte, e resultado inesperado. Ele não conseguiu controlar o carro corretamente. Isso deve ser considerado potencialmente perigoso, especialmente porque haviam pessoas por perto no pitlane — justificou a FIA em comunicado.
A penalidade a Bottas significa que Lewis Hamilton largará em segundo lugar e seguirá o rival Verstappen na curva 1 quando as luzes se apagarem no domingo. Mas o finlandês disse que não esperava uma exibição tão sólida na qualificação.
— Sinceramente, acho que foi uma boa qualificação. Acho que estive um pouco perdido com a durante o fim de semana até agora, mas fui capaz de ir na direção certa.Foi uma boa volta e estou satisfeito com isso. Claro que é uma pena eu ter sido penalizado — resumiu.