O mar de Main Break voltou a subir nesta quinta-feira (6), o que permitiu o retorno das disputas da etapa de Margaret River, na Austrália, a quarta do Circuito Mundial de Surfe. E quem avançou para as quartas de final da competição foi o atual campeão mundial Italo Ferreira, que superou por 16,57 a 10,83 o também brasileiro Caio Ibelli.
Na próxima fase, o potiguar, número 2 do ranking mundial e que completa 27 anos nesta quinta, medirá forças com outro membro da "Brazilian Storm" (Tempestade Brasileira). Seu rival será Filipe Toledo, que bateu Jadson André por 11,83 a 9,47, nas oitavas de final, em outra bateria só de surfistas brasileiros em Margaret River.
Além de comemorar a classificação, Italo Ferreira falou sobre a emoção de competir no dia do seu aniversário de 27 anos.
— É meu aniversário. Estava empolgado e acordei bem cedo para vir treinar antes da minha bateria. Gostei muito das ondas e estou muito feliz de estar aqui. Quando tem onda é mais fácil. Você pega mais ondas, troca suas pontuações e o show fica melhor. Agora só faltam mais 3 para acabar — afirmou o ganhador da segunda etapa da temporada.
Quem ficou pelo caminho foi Gabriel Medina. Líder do ranking e vindo de três finais seguidas na temporada, o brasileiro cometeu muitos erros na bateria contra o havaiano Seth Moniz. Precisando de apenas uma nota 3,84 para virar, quando perdia por 9,84 a 9,53, acabou não conseguindo uma onda nos minutos finais e deu adeus à competição com a nona colocação. A derrota precoce deixa o caminho livre para Italo Ferreira retomar a liderança se vencer a etapa.
O sexto brasileiro nas oitavas de final, Peterson Crisanto, foi superado pelo bicampeão mundial John John Florence, que triunfou por 13,50 a 8,97. O havaiano, que ganhou a etapa de abertura do circuito, vai enfrentar o americano Griffin Colapinto nas quartas de final.
Quem também segue na briga na quarta etapa do Circuito Mundial é Tatiana Weston-Webb. A gaúcha, número três do ranking feminino, derrotou a bicampeã mundial Tyler Wright por 16,23 a 14,17 e vai pegar nas semifinais a australiana Stephanie Gilmore, heptacampeã da liga.