O brasileiro Anderson Varejão está de volta à NBA. Nesta terça-feira (4), o Cleveland Cavaliers confirmou o retorno do ala-pivô à principal liga de basquete do mundo. Anderson assinou um contrato de 10 dias com o Cavs, franquia a qual defendeu por 12 anos, e seguirá usando a camiseta de número 17.
— Cleveland é minha casa, estou muito feliz por estar de volta. Não posso esperar por para estar com o uniforme vinho e dourado, para ver os torcedores, a equipe. São muitos rostos conhecidos na franquia — disse o brasileiro em sua entrevista coletiva de apresentação.
Apesar de não atuar desde 2019, quando defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo da China, o Varejão disse ter se dedicado nesses dois anos manter a forma. O último clube que ele defendeu foi o Flamengo, quando conquistou o título do NBB.
— Tive muitas ofertas, de diferentes países, até mesmo da NBA para algumas pré-temporadas. Preferi tirar um tempo e ficar com a minha esposa, que estava grávida. Ela e minha filhinha foram fundamentais nesse processo de volta. Fiz meu melhor para continuar em forma, estava treinando na garagem, no porão. Estou feliz que fiz tudo isso, porque agora estou de volta ao Cavs. É um sentimento incrível.
A última passagem de Varejão pela NBA foi na temporada 2016-2017, quando defendeu o Golden State Warriors por 14 jogos. Nos 13 anos em que esteve na liga norte-americana, o brasileiro teve médias de 7.3 pontos e 7.2 rebotes por jogo.