Um dos palcos mais tradicionais do futebol gaúcho, o Estádio Aldo Dapuzzo chega a seu centenário nesta quarta-feira. A casa do São Paulo-RG, apelidada de Linha do Parque, por ser localizada no que um dia foi o final do trajeto do transporte coletivo do bairro Parque, em Rio Grande, é o quarto mais antigo do Estado ainda em uso, e receberá uma série de eventos para marcar o aniversário (os demais são a Boca do Lobo, do Pelotas, o Estrela D'Alva, do Guarany de Bagé, e o João Martins, do 14 de Julho de Santana do Livramento.
Com capacidade para cerca de 8 mil torcedores, o estádio adotou como data de aniversário o 21 de abril por ter sido o dia que houve o repasse da área, por parte da prefeitura ao Sport Club São Paulo.
Ao longo do tempo, o estádio foi mudando de identidade. Sem nome determinado, oficializou o apelido "Linha do Parque" a partir de 1938. Depois, em 1964 virou homenagem a Waldemar Fetter, um fiscal do imposto de renda da cidade que fez benemerências ao clube. Como foi uma decisão arbitrária, sem passar pelo conselho deliberativo, durou pouco: 13 anos depois, os conselheiros rebatizaram o estádio para Aldo Dapuzzo, patrono do São Paulo.
Em 1979, torcedores do clube se mobilizaram para fazer o que precisava para o time jogar o Campeonato Brasileiro, em vaga conquistada após grande campanha no Gauchão. Uma grande campanha de materiais de construção fez o clube construir a arquibancada, chamada de ferradura, até hoje localizada atrás de um dos gols. Foram quatro anos na principal competição nacional. Foi nela, mais especificamente no Brasileirão de 1980, que o estádio recebeu seu maior público. Em 23 de março, nada menos do que 16.481 torcedores encheram as arquibancadas para ver o 0 a 0 do time de Ernesto Guedes, que tinha nomes como Carlão, Tadeu, Radar, Astronauta e Neia, com o Flamengo de Raul, Toninho, Rondinelli, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Reinaldo e Carlos Henrique, treinado por Claudio Coutinho.
A pandemia afastou a torcida do estádio. Há mais de um ano as arquibancadas estão vazias. Há expectativa para um retorno gradual a partir da Divisão de Acesso, cujo início está previsto para o segundo semestre.
Por enquanto, torcedores podem comprar ingressos virtuais para a cerimônia do centenário. A programação está abaixo.
Programação
- 12h - Inauguração do Canal Oficial do Clube no YouTube com apresentação de vídeo contando a história de 100 anos do Estádio.
- 18h - Missa em Ação de Graças pelo Centenário do Estádio. Local: Catedral de São Pedro.
- 19h - Descerramento da placa alusiva aos 100 anos. Local: Hall de entrada da Sala Ângelo Mattos no Estádio Aldo Dapuzzo.
- 19h30min - Inauguração da 2° etapa do Memorial. Local: Sala Ângelo Mattos no Estádio Aldo Dapuzzo.
- 20h - Apresentação das Camisetas.
- 20h30min - Reapresentação do vídeo de Centenário do Aldo Dapuzzo.