O Flamengo conquistou nesta terça-feira (13) o título da Liga dos Campeões das Américas de basquete masculino. Na decisão, o Rubro-Negro bateu o Real Estelí, em Manágua, na Nicarágua, por 84 a 80. O pivô Rafael Hettsheimeir foi o cestinha da partida, com 21 pontos, e acabou eleito como o melhor jogador (MVP) da decisão.
Campeão da Liga das Américas em 2014, o time carioca agora é, portanto, bicampeão das Américas. O time comandado por Gustavo de Conti terminou a competição invicto. Com o título garantiu vaga no próximo mundial interclubes de basquete.
O FlaBasquete começou com tudo e, com apenas três segundos, Lucas Martinez mostrou logo o cartão de visitas e acertou uma bola de três. Yago Mateus fez bela jogada individual e deixou Hettsheimeir na boa para fazer mais dois pontos. O Real Estelí reagiu na partida e conseguiu abrir uma vantagem no placar. Martinez novamente converteu pra três, seguido por Hettsheimeir e Yago, que também anotaram de fora do perímetro. Em jogo muito equilibrado, os donos da casa terminaram o período com um ponto na frente: 25 a 24.
No segundo quarto, o time carioca voltou com Diego Figueredo e Rafael Mineiro em quadra. Léo Demetrio recebeu linda assistência do argentino e cravou mais dois pro Flamengo, que passou à frente no marcador. Lucas Martinez mostrou que realmente estava com a mão calibrada e converteu outra bola de três. Marquinhos recebeu livre e arremessou para mais três pontos. O Real Estelí cometia muitos erros e a equipe brasileira aproveitava para pontuar e abri vantagem de sete pontos no intervalo: 44 a 37, diminuindo um pouco o barulho da torcida nicaraguense.
Já no começo do terceiro período, os primeiros pontos do Flamengo vieram das mãos de Lucas Martinez. Marquinhos, em bela jogada de infiltração, anotou mais dois e, na sequência, converteu para três. O Mengão fazia um ótimo quarto, trabalhando bem as bolas no ataque e mantendo a diferença de sete pontos: 67 a 60.
Apoiado pela torcida, o Real Estelí cresceu no jogo e deixou o confronto eletrizante nos 10 minutos finais. Quando os donos da casa encostaram no placar, Yago Mateus converteu uma bola de três importantíssima para o Flamengo.Faltando pouco mais de três minutos para terminar, o time da Nicarágua passou à frente no marcador.
Bem postada, a defesa rubro-negra trabalhava muito bem e conseguia bloquear os ataques do adversário. Num final emocionante, o time brasileiro passou a ter vantagem no placar novamente e soube controlar o jogo até o último segundo, conseguindo uma vitória histórica para o basquete rubro-negro, que se sagrou bicampeão das Américas: 84 a 80.