A japonesa Mao Ichiyama venceu neste domingo a 40ª edição da Maratona Internacional feminina de Osaka, uma das mais tradicionais do circuito mundial. Com o tempo de 2h21m11s, a corredora de 23 anos ainda baixou em sete segundos, o recorde da competição, que pertencia à sua compatriota Mizuki Noguchi, campeã olímpica em Atenas 2004 e vencedora da prova um ano antes.
Por causa das restrições impostas pela pandemia de covid-19, a corrida deste ano aconteceu em um percurso circular plano de 2,8 quilômetros no Parque Nagai ao redor do estádio de Nagai, palco do Campeonato Mundial de Atletismo de 2007.
— Em primeiro lugar, não poderia deixar de agradecer os organizadores por tornar esta corrida possível — disse Ichiyama, que já tem vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A segunda posição ficou com Honami Maeda, vencedora da seletiva olímpica da maratona disputada em 2019. Com o tempo de 2h23m30s, ela fez a melhor marca da carreira e repetiu a posição obtida na edição de 2018. Outra japonesa, Yukari Abe, chegou 3m30s depois de Ichiyama e garantiu a terceira colocação.