O torneio masculino da sétima etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2020-21 terminou com uma parceria campeã inédita na temporada. No início da tarde deste domingo (28) Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) venceram Adrielson/Renato Andrew (PR/PB) por 2 sets a 1 (21/15, 14/21 e 15/13), na arena montada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro, e comemoram a primeira conquista da dupla.
A disputa colocou frente a frente duas duplas representantes da nova geração do vôlei de praia nacional, e coroou Guto e Arthur. A vitória rendeu 400 pontos no ranking, e agora eles estão em segundo na corrida pelo título, com 2.160 pontos, empatados com André e George (ES/PB), que estão em primeiro por terem vencido mais torneios. A medalha de prata deste domingo deixou Adrielson e Renato Andrew na terceira colocação, com 1.980.
O ouro alcançado ao lado de Arthur Mariano é o quinto da carreira de Guto em eventos de Open do Circuito Brasileiro. O jogador, de 28 anos, destacou o entrosamento com o parceiro de equipe.
— Mais uma vez o Arthur foi muito importante, me ajudando muito a todo o momento. Esse campeonato foi de superação, a gente tentou não passar para ninguém o que estávamos sentindo, e seguimos em frente. Este jogo eu já sabia que seria disputadíssimo, com dois times que se conhecem muito. Agora a gente quer aproveitar, e curtir o ouro que demorou um pouco, mas veio — disse o defensor.
Arthur Mariano fez sua estreia no lugar mais alto do pódio depois de três pratas com Guto, e outras duas com Adrielson, na temporada anterior.
O pódio da etapa ainda teve Maia e Vinícius Cardozo (RJ), que conquistaram a primeira medalha em etapas de Open de suas carreiras. Na disputa pelo bronze, eles levaram a melhor sobre Vinícius Freitas e Vítor Felipe (ES/PB) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/13).
Esta etapa do Circuito ficou marcada pelas ausências das três principais duplas do Brasil. Medalha de ouro nos Jogos Rio 2016, Bruno Schmidt precisou ficar internado por quatro dias por ter contraído a covid-19 e assim ele e seu parceiro, Evandro não participaram do torneio. Já Alison, que joga com Álvaro Filho, se ausentou para acompanhar o nascimento da filha. As duas parcerias estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além deles, a competição se esvaziou ainda mais com a ausência dos líderes do ranking, André e George, que testaram positivo para o novo coronavírus, logo após a chegada a Saquarema.