Atual campeã da ATP Cup, a Sérvia começou com vitória a defesa do título do torneio masculino por equipes organizado pela Associação dos Tenistas Profissionais, que é disputado na Austrália e que fornece pontos no ranking mundial.
No primeiro jogo do confronto com o Canadá, os sérvios viram Milos Raonic abusar da potência de seu saque para derrubar Dušan Lajović em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/4, em 79 minutos. O canadense venceu 40 dos 48 pontos disputados quando sacou e não enfrentou um break point sequer. O número 15 do mundo marcou 11 aces.
Logo depois foi a vez do líder do ranking, Novak Djokovic ir à quadra e encarar o jovem Denis Shapovalov, 12º na classificação da ATP. E com um jogo sólido, o canhoto de 21 anos deu muito trabalho para o vencedor de 17 troféus de Grand Slam. Mais experiente, o sérvio de 33 anos se saiu melhor nos pontos decisivos e venceu por duplo 7/5.
A decisão da série ficou para o jogo de duplas e Novak Djokovic e Filip Krajinović superaram os canadenses Shapovalov e Raonic por 7/5 e 7/6 (4).
— Eu me sinto em casa aqui na Austrália, especialmente aqui na Rod Laver Arena, em Melbourne. Esta é de longe a quadra onde tive mais sucesso na minha carreira. Não temos vistos tanta torcida nos estádios de tênis atualmente, então isso é definitivamente uma bênção. Sou muito grato por ver vocês aqui nas arquibancadas — comentou Djokovic.
Nadal sente problema na lombar e desfalca Espanha
Mesmo sem contar com sua principal estrela, a Espanha passou bem pela estreia diante da Austrália e marcou 3 a 0 na abertura do Grupo B, que ainda conta com a equipe da Grécia.
Com dores na região lombar, Rafael Nadal foi preservado e apenas acompanhou os jogos. No primeiro confronto, Pablo Carreño Busta precisou de 1h17min para derrotar John Millman por 6/2 e 6/4.
— Obviamente a primeira partida da temporada é sempre difícil, mas acho que fiz uma partida muito boa, me sentindo muito confortável em quadra, então estou feliz pela vitória. Rafa não pôde jogar, então estou aqui para tentar ajudar meu time —afirmou o número 16 do ranking.
No segundo jogo, Roberto Bautista Agut teve mais dificuldades para derrotar Alex De Minaur, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/4 em 2h20 de disputa. Com o resultado, a vitória espanhola foi assegurada antes mesmo do confronto de duplas, que seria vencido por Carreño Busta e Marcel Granollers contra John Peers e Luke Saville por 6/4 e 7/5.
De virada, Itália passa pela Áustria
Pelo grupo C, a Itália derrotou a Áustria por 2 a 1, com a série sendo definida no jogo de duplas. Número 100 do mundo, Dennis Novak surpreendeu Fabio Fognini, 17º, e fez 2 a 0, com tranquilos 6/3 e 6/2, colocando os austríacos em vantagem.
A reação italiana veio com Matteo Berrettini, 10º do ranking da ATP, que venceu Dominic Thiem, terceiro do mundo, por 2 a 0 (6/2 e 6/4). Nas duplas, os italianos marcaram 6/1 e 6/4 e confirmaram a vitória.
Rublev e Medvedev garantem vitória da Rússia sobre a Argentina
No confronto que abriu o Grupo D, a Rússia fez 2 a 1 sobre a Argentina, após ganhar as duas partidas de simples. No primeiro jogo, Andrey Rublev marcou 6/1 e 6/2 sobre Guido Pella e, logo depois, foi a vez de Daniil Medvedev derrotar Diego Schwartzman, também em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/3, e assegurar a vitória do time russo.
Os argentino Máximo González e Horacio Zeballos ainda venceriam o jogo de duplas contra Rublev e Aslan Karatsev por 6/4 e 7/6 (4).