Duas das quatro equipes do Brasil que participam da segunda temporada da Liga dos Campeões das Américas de Basquete, a competição continental de clubes masculina, começaram com vitórias a fase de classificação.
Nesta segunda-feira (1°), na Arena do Obras Sanitarias, em Buenos Aires, o Sesi-Franca derrotou o time da casa, por 93 a 88, em partida válida pelo Grupo C, que ainda tem outro time argentino, o San Lorenzo, que no domingo havia vencido o Obras, por 86 a 81, e que nesta terça será o adversário da equipe paulista.
Com 25 pontos, sendo 12 deles marcados da linha dos três, e mais três assistências, o ala-armador norte-americano Jamaal Smith foi o grande nome da partida e do time brasileiro. Franca ainda contou com um duplo-duplo do pivô Guilherme Hubner, que marcou 12 pontos e pegou 11 rebotes, e boas atuações do ala-pivô Lucas Dias (19 pontos, quatro rebotes e quatro assistências), do ala André Goes (14 pontos e sete rebotes) e do ala norte-americano Rodney Green (13 pontos, cinco rebotes e três assistências).
São Paulo atropela chilenos e vai encarar atual campeão
Em jogo válido pelo Grupo B, também no ginásio do Obras Sanitarias, o São Paulo venceu a Universidad de Concepción, do Chile, por 94 a 47. O adversário de estreia substituiu o compatriota Valdivia, que abriu mão da vaga na competição. Por determinação das autoridades chilenas, a delegação precisaria fazer uma quarentena de dez dias toda vez que retornasse de uma viagem internacional, o que inviabilizaria a disputa do torneio local.
O ala-pivô Jefferson William, com um duplo-duplo, terminou o jogo como maior pontuador do jogo: 17 pontos, 11 rebotes. O pivô Gerson também conseguiu dois dígitos em dois fundamentos (13 pontos, 11 rebotes). Outros destaques foram o ala-pivô Renan Lenz (16 pontos e cinco rebotes), o ala norte-americano Shamell (14 pontos) e o pivô Lucas Mariano (14 pontos e oito rebotes).
Nesta terça-feira (2), a equipe são-paulina terá um outro desafio na disputa, O time de Claudio Mortari mede forças contra o atual campeão, o argentino Quimsa.
A Liga dos Campeões das Americas conta com a participação de 12 equipes e sua realização vem cumprindo os protocolos sanitários da FIBA para a retomada das atividades durante o pandemia de covid-19. O torneio está sendo realizado sem público presente nas arenas e a entrada somente será permitida para pessoas credenciadas.
O sistema de disputa tem quatro grupos de três clubes e as partidas ocorrem em sedes fixas, no formato de bolhas. Nesta primeira semana, além dos jogos em Buenos Aires, outras duas chaves serão realizadas em Manágua, na Nicarágua, e no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com as participações do Flamengo e do Minas Tênis Clube.