Diretora de futebol feminino do Inter, Duda Luizelli agora será coordenadora de seleções femininas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Duda foi anunciada no cargo, nesta quarta-feira (2), em uma coletiva de imprensa na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Ela assume a posição deixada em junho por Marco Aurélio Cunha.
— Primeiro, quero agradecer ao presidente da CBF. São 36 anos dentro do esporte, tenho muito a agradecer ao Inter, passei minha vida toda dentro do clube, me deu oportunidade para estar aqui hoje. Sabemos da importância das categorias de base. Fico feliz de nós sermos as primeiras mulheres a comandarem o futebol feminino brasileiro. Vamos lutar para que o futebol feminino seja o melhor do mundo — declarou Duda em suas primeiras palavras como coordenadora de seleções femininas.
Duda assume o novo desafio ao lado de Aline Pellegrino, que será a nova coordenadora de futebol feminino da entidade. A ex-jogadora era diretora da modalidade na Federação Paulista de Futebol, onde desenvolveu um trabalho de fortalecimento das equipes e do campeonato estadual durante sua gestão.
— O futebol feminino do Brasil estará nas mãos de quem teve o conhecimento dentro e fora dos gramados. Hoje, o futebol feminino ganhou sua independência — disse o presidente da CBF Rogério Caboclo no anúncio.
— É uma honra sempre estar na casa máxima do futebol brasileiro, aqui na CBF. Essa mesa aqui, com essas quatro pessoas, estão muito alinhadas, são cargos específicos, que cada um vai poder dar seu melhor. Estou muito feliz de estar fazendo parte desse time — falou Aline na apresentação, visivelmente emocionada.
A agora ex-diretora de futebol feminino do Inter foi revelada no clube em 1984, aos 13 anos, e marcou época como jogadora da equipe, chegando a disputar jogos em um Beira-Rio lotado, quando as equipes formadas por mulheres jogavam preliminares do Campeonato Brasileiro masculino. Duda foi a primeira gaúcha a jogar futebol no Exterior. A atleta passou pelos clubes Milan e Verona entre 1993 e 1995. Foi quando voltou da temporada na Europa que decidiu montar a Escolinha da Duda, voltada para meninas que tem o sonho de serem jogadoras de futebol.
Duda, inclusive, já se despediu do Inter em nota divulgada na tarde desta quarta.
Confira a nota:
"A minha identificação dispensa apresentações. Minha relação com o Internacional vem de uma vida inteira. É com o coração apertado que hoje anuncio o fim de um ciclo, e a partida para um novo desafio dentro do futebol feminino.
Ainda lembro dos meus primeiros passos, quando sonhava um dia ser uma jogadora de futebol e alçar voos maiores, e o Internacional abriu suas portas para mim. As mesmas portas que se abriram para os projetos mais ousados em nome do futebol feminino. Este clube sempre foi o meu amparo e o espaço em que busquei, e conquistei, realizações profissionais.
Especialmente neste novo período de retomada do departamento de futebol feminino do clube, no qual ocupo o cargo de gerente de futebol, tenho orgulho de dizer que fui muito feliz e realizada. Nestes últimos três anos e meio, reconquistamos o Rio Grande do Sul e recolocamos o Internacional na elite do futebol feminino. Saio com a certeza de que estabelecemos uma nova realidade para a nossa modalidade.
Muito obrigada, Internacional. O clube do meu coração."
O Inter também anunciou a saída da dirigente do clube e agradeceu pelos serviços prestados nos últimos anos:
"Hoje agradecemos um grande nome do futebol feminino do Internacional: Eduarda Luizelli, ou Duda, como é carinhosamente chamada por grupo e torcida. Por todo o empenho e dedicação, pelo que construiu como jogadora, e também como gestora, pelo que fez pelo crescimento do futebol feminino do Rio Grande do Sul e do Brasil, pela paixão com que conduz as Gurias Coloradas."