A Liga dos Campeões já voltou na última semana com os últimos jogos das oitavas de final, quando Manchester City, Lyon, Bayern de Munique e Barcelona avançaram para a próxima fase da competição. No entanto, a partir desta quarta-feira (11), a principal competição europeia entra nas suas fases mais decisivas.
Com a mudança de regulamento em virtude da pandemia de coronavírus, as equipes estão a três jogos de levantarem a taça mais esperada do ano. Também em função da doença, todas as partidas, acontecerão em Lisboa, divididas entre o Estádio da Luz, do Benfica, e o José Alvalade, do Sporting. Portugal foi escolhido para sediar as fases finais.
Desta quarta até sábado, quatro jogos movimentarão a Europa com oito times em momentos diferentes, alguns buscando mais uma conquista da competição (caso de Bayern e Barça) e outros em busca de sua primeira Liga dos Campeões (PSG, Atalanta, City, Lyon, RB Leipzig e Atlético de Madrid).
PSG x Atalanta - 12/08 (quarta-feira)
O duelo marca o confronto de equipes em situações distintas. O time francês contratou Neymar em 2017 para buscar a conquista da Liga dos Campeões, mas até agora nunca chegou nem perto da final da competição.
Nas últimas duas temporadas, parou nas oitavas de final, ambas sem Neymar. Em 2017/2018, foi derrotado por duas vezes pelo Real Madrid e o camisa 10 brasileiro estava fora em virtude uma lesão no quinto metatarso do pé direito. No ano passado, a mesma lesão e mais uma eliminação, mas dessa vez para o Manchester United dentro do Parque dos Príncipes, em Paris.
Dessa vez, Neymar está em ótima fase, mas seu companheiro de ataque, Mbappé sofreu uma lesão e deve ficar no banco para a partida contra os italianos. Além disso, o argentino Di Maria está suspenso e é desfalque para o técnico Thomas Tuchel. A equipe vem com as conquistas do Campeonato Francês, da Copa da França e da Copa da Liga Francesa na bagagem, as últimas duas já na volta do futebol.
Do outro lado, a Atalanta vem de mais uma boa temporada no campeonato italiano e na Liga dos Campeões também, após eliminar o Valencia, da Espanha, na fase anterior. O time é comandado pelo técnico Gian Piero Gasperini, que gastou relativamente pouco nessa temporada em contratações, principalmente em relação ao seu adversário nessa quarta.
Para passar de fase, Gasperini conta com Papu Gómez e Duvan Zapata. Já Illic, artilheiro da equipe na temporada, está fora do jogo. O atleta foi liberado da partida, alegando problemas pessoais e retornou à Eslovênia para resolver essas questões.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Atalanta: Sportiello; Djimisti, Caldara e Tolói; Castagne, De Roon, Freuler e Gosens; Pasalic, Gómez e Zapata.
PSG: Navas; Kurzawa, Thiago Silva, Marquinhos e Bakker; Gueye, Paredes e Herrera (Verratti); Draxler (Mbappé), Neymar e Icardi.
RB Leipzig x Atlético de Madrid - 13/08 (quinta-feira)
Mais um confronto entre uma equipe experiente na Liga dos Campeões contra um time que vai apenas para a sua segunda participação na competição. Terceiro colocado na Bundesliga e vindo de duas vitórias contra o Tottenham nas oitavas de final, o RB Leipzig tem apenas 11 anos de existência, mas surge como um dos melhores times da Alemanha.
A parada, no entanto, foi prejudicial para o técnico Julian Nageslmann, de 33 anos (um mês mais novo que Messi). Ele perdeu seu principal jogador na temporada, o alemão Timo Werner (34 gols na temporada), que se transferiu para o Chelsea. Sem ele, o treinador aposta em Marcel Sabitzer, segundo goleador da equipe, com 16 gols, que voltou a treinar há apenas duas semanas, depois de se recuperar de um estiramento no joelho, sofrido no dia 20 de junho, na penúltima rodada do Alemão, que também preocupa pelo ritmo de jogo.
Tendo eliminado o Liverpool, atual campeão nas oitavas de final, o Atlético de Madrid já é experiente na disputa da competição europeia, inclusive foi vice-campeão na temporada de 2013/2014, quando perdeu para o Real Madrid na prorrogação da final na mesma cidade que recebe a partida de quinta: Lisboa. O técnico segue o mesmo daquela temporada, o argentino Diego Simeone vai em busca da sua primeira grande conquista no cenário europeu.
No entanto, ele perdeu dois jogadores que foram diagnosticados com coronavírus e não viajaram para Lisboa. O atacante Angel Correa e o lateral Vrsaljko permaneceram em Madrid e não atuarão contra o Leipzig.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Atlético de Madrid: Oblak; Trippier, Savic, José Giménez, Renan Lodi; Partey, Saúl Ñíguez, Koke, Llorente; João Felix e Morata.
RB Leipzig: Gulácsi; Klostermann, Upamecano, Halstenberg; Mukiele, Laimer, Sabitzer, Angeliño, Dani Olmo, Nkunku; Schick.
Barcelona x Bayern de Munique - 14/08 (sexta-feira)
No único dos duelos que tem clubes que já venceram a Liga dos Campeões, tanto Barça, quanto Bayern buscam retomar sua hegemonia no continente europeu.
Pela primeira vez desde a temporada de 2007/2008, o Barcelona pode acabar um ano sem ganhar qualquer título. No campeonato espanhol, abriu o retorno do futebol à frente do Real Madrid, mas viu o tradicional adversário não só passar, como passar, abrir cinco pontos e ganhar o Espanhol. O time repetiu atuações abaixo da média, Messi ficou insatisfeito com o trabalho do treinador, mas Quique Setién permaneceu e agora vai em busca da conquista europeia.
Dependente de Messi e de Suárez, o time da Catalunha, que superou o Napoli por 3 a 1 no jogo de volta, precisa voltar ao caminho dos últimos títulos para brigar com um Bayern de Munique que foi arrasador contra o Chelsea nas oitavas de final. Pelo menos para essa partida, o Barça terá o retorno dos meio-campistas Sergio Busquets e Vidal, suspensos no último jogo.
O time alemão segue soberano na Alemanha, já são oito títulos seguidos, mas busca ainda repetir a conquista da Liga dos Campeões, algo que aconteceu recentemente na temporada 2012/2013, quando superou o Borussia Dortmund. Desde a chegada de Hans Flick, em novembro, o time obteve 29 vitórias em 32 jogos (um empate e duas derrotas). Foram 100 gols marcados e só 23 sofridos.
O grande destaque da equipe bávara é o polonês Robert Lewandowski, que só nessa Liga dos Campeões, tem 13 gols. Ele foi o autor de dois tentos e duas assistências na goleada por 4 a 1 contra o Chelsea, que selou a classificação alemã para as quartas de final da competição.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Bayern de Munique: Neuer; Kimmich, Alaba, Boateng e Davies; Goretzka e Thiago; Gnabry, Muller e Perisic; Lewandowski.
Barcelona: Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Alba; Busquets, Vidal (Rakitic) e De Jong; Griezmann, Suarez e Messi.
Manchester City x Lyon - 15/08 (sábado)
O confronto entre as duas equipes não estava no script, até porque o time francês enfrentava a Juventus, de Cristiano Ronaldo, nas oitavas de final. No entanto, o Lyon surpreendeu e se classificou em virtude de ter marcado um gol fora de casa e agora enfrentará um sedento Pep Guardiola.
Depois de perder o título inglês com muitas rodadas de antecedência, o Manchester City virou todas suas atenções para a conquista inédita da Liga dos Campeões. O treinador espanhol foi contratado pelos ingleses justamente para vencer o campeonato continental, mas desde que chegou ao clube não conseguiu seu maior objetivo. Agora, Pep busca sua terceira conquista da Liga dos Campeões, a última foi na temporada de 2010/2011, ainda no Barcelona.
Sem Aguero, lesionado, o espanhol apostou em Gabriel Jesus, que foi o destaque das duas partidas contra o Real Madrid nas oitavas de final. Ainda assim, o trio Ederson, De Bruyne e Sterling fazem a espinha dorsal da equipe e garantem segurança para o treinador.
O Lyon chega embalado por eliminar a Juventus, de Cristiano Ronaldo, na fase anterior, e usa a Liga dos Campeões de forma a transformar uma temporada que acabou sem vaga nas competições europeias em 2021 em um ano com um título do tamanho do principal campeonato do continente.
O time do treinador Rudi Garcia perdeu dois destaques da última temporada para esse ano, Mendy, que foi para o Real Madrid, e o meia Ndombélé, que rumou para o Tottenham. Assim, a equipe francesa apostou em alguns reforços brasileiros. O time comprou os volantes Jean Lucas e Thiago Mendes ainda no começo da temporada. E, em janeiro, veio o meia Bruno Guimarães, um dos destaques de 2019 no Brasil, com a camisa do Athletico Paranaense.
O destaque do time é o holandês Memphis Depay, que tem seis gols na Liga dos Campeões. A equipe francesa contou com a sorte para com que ele disputasse as fases eliminatórias da competição. A princípio, ele não voltaria a atuar em 2019/20 e até poderia perder a Eurocopa, que seria realizada em junho. Mas a paralisação acabou dando do jogador a oportunidade de voltar aos gramados. Foi dele o gol que classificou os franceses às quartas de final.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Manchester City: Ederson; Walker, Laporte, Fernandinho e Cancelo; Rodri, Gundogan e De Bruyne; Sterling, Gabriel Jesus e Foden.
Lyon: Lopes; Denayer, Marcelo e Marçal; Dubois, Caqueret, Bruno Guimarães, Aouar e Cornet; Depay e Moussa Dembélé