O Gre-Nal da grande final do Gauchão de 1999 é o clássico desta quarta-feira (15) a ser relembrado pelo Saudade do Esporte. A jornada especial da Rádio Gaúcha começa às 21h.
Pedro Ernesto Denardin narrará de novo a vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Inter. A decisão da noite de 20 de junho de 1999 ficou na história da rivalidade por conta da atuação de Ronaldinho. O camisa 10 desequilibrou para o tricolor com dribles desconcertantes e sendo preciso quando teve a chance de marcar o gol do título. Confira os detalhes da partida:
Horário
Quarta-feira (15), às 21h30min.
Transmissão
A Rádio Gaúcha abre a pré-jornada às 20h10min. A jornada começa às 21h com o comando de Pedro Ernesto Denardin. Comentários de Diogo Olivier, reportagem de Rodrigo Oliveira e plantão esportivo de Marcos Bertoncello.
Local
Estádio Olímpico.
Escalações
GRÊMIO: Danrlei; Itaqui, Ronaldo Alves, Éder e Roger; Capitão, Fabinho, Émerson e Ronaldinho; Rodrigo Gral e Agnaldo. Técnico: Celso Roth.
INTER: André; Enciso, Gonçalves, Lúcio e Régis; Anderson, Dunga, Claiton e Elivélton; Fabiano e Christian. Técnico: Paulo Autuori.
Arbitragem
Carlos Eugênio Simon apitou a partida.
Como chegaram
Grêmio
O Tricolor precisava de um empate para conquistar seu 32º título gaúcho. A disputa com o rival valia a retomada da hegemonia estadual, pois o Juventude havia sido campeão em 1998. O técnico Celso Roth tinha no artilheiro da competição, Ronaldinho, a principal esperança de gols. O garoto de 19 anos se afirmava como promessa gremista e já chamava a atenção do futebol nacional. Uma semana depois da decisão, foi convocado para a Seleção que jogaria a Copa América.
Inter
Foi ao Olímpico tentar estragar a festa que se encaminhava aos olhos de 40 mil gremistas. O centroavante Christian brigava pela artilharia, com os mesmos 14 gols do adversário Ronaldinho antes da partida. Entre 1997 e 1998, o Colorado manteve superioridade no clássico, porém a situação iria mudar justamente no Gre-Nal 341.