O Flamengo é o campeão carioca de 2020. A vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense nesta quarta-feira (15) à noite, no Maracanã vazio pela pandemia de coronavírus, confirmou o triunfo rubro-negro depois da vitória por 2 a 1 no jogo de ida, domingo passado. Foi o ponto final de um campeonato marcado por problemas, polêmicas e confusões entre os clubes e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Primeiro Estadual a recomeçar no futebol brasileiro, o Carioca premia com o título a equipe mais vencedora do país nos últimos meses. Atual campeão brasileiro, da Libertadores e da Recopa Sul-Americana, o Flamengo não mostrou o mesmo desempenho brilhante da temporada passada, mas fez o suficiente para faturar a taça e não correu riscos contra o Fluminense de Odair Hellmann.
Sem contar com Gabigol, suspenso pela expulsão sofrida no primeiro jogo, Jorge Jesus — que deve definir nos próximos dias a permanência ou não na Gávea — escalou Pedro como titular. E o atacante revelado pelo Flu foi quem mais levou perigo ao gol de Muriel, em um primeiro tempo de pressão rubro-negra. Os tricolores tentavam escapar no contra-ataque, mas a equipe errava muito nos passes e não conseguia se aproximar de Diego Alves.
Com a obrigação de buscar pelo menos um gol para levar a decisão aos pênaltis, Odair mandou o Fluminense para a frente depois do intervalo. Caio Paulista e Ganso entraram no segundo tempo, e o time chegou a ficar mais tempo com a bola e a causar apreensão no Flamengo, apesar de as chances não serem claras.
O golpe de misericórdia veio aos 49 do segundo tempo. Com o Fluminense desesperado, Vitinho avançou, chutou de fora da área e contou com o desvio em Nino para encobrir Muriel. Gol e festa rubro-negra para os donos do Rio.