Contratado para ser o camisa 10 do Grêmio na Libertadores de 2017, mas com uma passagem sem brilho em Porto Alegre, o argentino Gata Fernández anunciou sua aposentadoria dos gramados neste quarta-feira (10) através da conta oficial do Estudiantes no Twitter. Aos 36 anos, ele defendia o clube argentino desde junho de 2017.
Em um longo vídeo de quase oito minutos, o meio-campista relembrou momentos da sua carreira e chegou a chorar contando o que viveu com a camisa do time de La Plata.
Foi na Argentina que Gata conquistou seu título mais importante como protagonista no futebol. Em 2009, defendendo o Estudiantes, derrotou o Cruzeiro na final e foi campeão da Libertadores daquele ano. Revelado no River Plate e com passagem pelo San Lorenzo, foi no Estudiantes que chegou ao seu ápice como jogador.
Ainda antes de jogar no Grêmio, atuou pelo Portland Timbers, dos Estados Unidos, e pela Universidad do Chile. Pelo Tricolor, foram 13 partidas, nenhum gol e algumas lesões musculares, o que fez com que sua passagem por Porto Alegre durasse pouco mais de cinco meses.